Teste: elétrico, Peugeot 208 e-GT revela tudo que as versões 1.6 perderam
Versão elétrica é importada da França com visual esportivo e equipamentos e materiais de acabamento que não existem nas versões flex
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
![Peugeot 208 e-GT (5)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Acredite: elétricos não precisam ter design futurista digno de filme de ficção científica. Também podem parecer com veículos normais a ponto de se passar por carro comum nas ruas.
O Peugeot 208 e-GT, que entra em pré-venda agora para começar a ser entregue nos primeiros meses de 2021, é a prova cabal disso. Quando não é amarelo, claro.
![Peugeot 208 2021 (14)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-2021-14-e1599707199927.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Grade com pintas na mesma cor da carroceria, logotipos do leão com fundo azulado, rodas aro 17 com desenho aerodinâmico, molduras pretas nas caixas de roda, lanternas de leds e a suspensão mais baixa são as diferenças mais evidentes em relação às versões equipadas com motor 1.6 flex fabricadas na Argentina – o elétrico é francês legítimo.
![Peugeot 208 e-GT (6)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A plataforma modular CMP já nasceu prevendo a versão elétrica. As baterias ficam bem escondidas sob o assoalho (no Brasil, serão protegidas por uma chapa metálica que ainda está em desenvolvimento e será instalada após a importação) e não interferem no porta-malas ou no espaço da cabine.
Até o bocal de abastecimento foi pensado para ser grande o suficiente para receber as tomadas de recarga.
![Peugeot 208 e-GT (2)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O e-208 também não exige grandes adaptações do motorista como outros elétricos. Não tem a ver com o torque imediato do motor, mas com o comportamento da regeneração de energia.
Explico: o motor elétrico também atua para regenerar a energia em desacelerações e em alguns elétricos esse efeito é tão forte quanto o freio, que nem precisa ser usado, e até pode provocar enjoos. No 208 elétrico não é assim. Com o câmbio em Drive, a regeneração tem a mesma intensidade do freio-motor.
![Peugeot 208 e-GT (16)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-16.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mesmo no modo “B”, que estimula a recarga da bateria, a redução da velocidade ao aliviar o acelerador não é tão intensa e ainda é necessário recorrer aos freios (disco nas quatro rodas, enquanto as versões flex têm tambor na traseira).
![Peugeot 208 e-GT (69)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-69.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O posicionamento do e-208 também será bem peculiar. Na falta de uma versão esportiva com motor 1.6 THP de 173 cv e 24,5 kgfm, que não cabe no cofre do 208, a versão elétrica também assume esse posto.
![Peugeot 208 e-GT (40)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-40.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O motor elétrico tem 136 cv e 26,5 kgfm. Em nossos testes, levou o compacto aos 100 km/h em 8,5 s, mas aos 1.000 m (cumpridos em 30,8 s) havia alcançado a máxima de 150 km/h. E olha que pesa 1.530 kg, 352 kg a mais que o 1.6 Griffe (vale comparar os números de teste aqui). Os freios reforçados por discos na traseira deixaram as frenagens bem próximas às das versões flex, com tambor nas rodas de trás.
![Peugeot 208 e-GT (39)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-39.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Isso é importante, porque o e-208 é instigante até no modo de condução mais econômico. A força que chega às rodas é tamanha que as rodas dianteiras destracionam com facilidade.
![Peugeot 208 e-GT (36)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-36.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Características próprias do elétrico melhoram a dinâmica na comparação com as outras versões. É o peso das baterias concentrado no assoalho, a suspensão mais baixa e os pneus de perfil mais estreito, que dobram menos nas curvas. Mas o controle de estabilidade é mais invasivo.
![Peugeot 208 e-GT (33)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-33.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
De acordo com a Peugeot, a autonomia da bateria de 50 kWh é de 340 km em ciclo WLTP e a recarga de 80% da bateria em um carregador doméstico de 7,4 kWh leva 4h30min. Já com o carregador bivolt que acompanha o carro, a reposição da energia pode levar até 14h30min.
Saída à francesa
O Peugeot e-208 será importado em versão única com preço ao redor dos R$ 220.000 – preços não foram definidos, mas a pré-venda já começou. Se serve de alento, segue rigorosamente o padrão de equipamentos e acabamento do carro europeu.
![Peugeot 208 e-GT (54)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-54.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quer dizer que a parte superior do painel é emborrachada, as portas têm puxadores e eles são revestidos de couro, e o console central é completamente diferente, mais alto e com seletor de marcha do tipo joystick, além do freio de estacionamento elétrico.
![Peugeot 208 e-GT (60)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-60.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os bancos também mudam, com apoios para os ombros e os laterais maiores nos dianteiros e os traseiros com encosto bipartido.
![Peugeot 208 e-GT (53)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-53.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A central multimídia com tela mais larga, de 10 polegadas, tem praticamente a mesma interface da de 7 polegadas das outras versões fabricadas na Argentina, mas exibe informações do sistema elétrico e a qualidade das imagens é melhor. Além disso, tem mais botões de atalhos sensíveis ao toque sob as saídas de ar-condicionado e botão giratório para o volume do som.
Vai levar um tempo para que elétricos deixem de pertencer a um nicho de mercado no Brasil. Mas fica a constatação: o melhor 208 à venda no Brasil será o elétrico.
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-13.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-5.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-12.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Suspensão do elétrico é 1 cm mais baixa Suspensão do elétrico é 1 cm mais baixa](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-11.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Por ser importado da França, elétrico tem para-choque traseiro diferente Por ser importado da França, elétrico tem para-choque traseiro diferente](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-6.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-18.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-20.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-19.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-21.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Teto, aerofólio e retrovisores são sempre pintados de preto Teto, aerofólio e retrovisores são sempre pintados de preto](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-10.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Grade tem elementos na cor da carroceria Grade tem elementos na cor da carroceria](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-4.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Console do elétrico é o mesmo dos carros europeus Console do elétrico é o mesmo dos carros europeus](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-33.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Só o elétrico tem lanternas de leds Só o elétrico tem lanternas de leds](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-26.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![A Peugeot chama de 208 e-GT no Brasil, mas na Europa o nome é e-208 GT A Peugeot chama de 208 e-GT no Brasil, mas na Europa o nome é e-208 GT](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-27.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-38.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-24.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Espaço interno não é prejudicado pelas baterias de 50kWh Espaço interno não é prejudicado pelas baterias de 50kWh](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-39.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Conjunto elétrico se passa por um motor a gasolina facilmente Conjunto elétrico se passa por um motor a gasolina facilmente](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-32.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-48.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Teto solar panorâmico é padrão Teto solar panorâmico é padrão](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-41.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-43.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Sensores de estacionamento dianteiros também são exclusivos do elétrico Sensores de estacionamento dianteiros também são exclusivos do elétrico](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-3.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-14.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Além das rodas aro 17, versão e-GT tem pneus mais largos Além das rodas aro 17, versão e-GT tem pneus mais largos](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-15.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-2.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-29.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-25.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-8-e1599708638562.jpg?quality=70&strip=info&w=928&w=1060)
![Faróis são sempre full led no elétrico Faróis são sempre full led no elétrico](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-17.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Autonomia da bateria é de 340 km em ciclo WLTP Autonomia da bateria é de 340 km em ciclo WLTP](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-16.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![208 elétrico tem 136 cv 208 elétrico tem 136 cv](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-7.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-22.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-9.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-42.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-23.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-44.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Botões comandam os assistentes autônomos Botões comandam os assistentes autônomos](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-56.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-47.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-28.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Só na versão elétrica há duas portas USB no banco traseiro Só na versão elétrica há duas portas USB no banco traseiro](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-36.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Versões com motor 1.6 não têm encosto traseiro bipartido Versões com motor 1.6 não têm encosto traseiro bipartido](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-31.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Carregador sem fio de smartphone fica dentro de porta-objetos Carregador sem fio de smartphone fica dentro de porta-objetos](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-52.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Banco esportivo tem traseira rígida com bolsa de tela Banco esportivo tem traseira rígida com bolsa de tela](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-37.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-34.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Luzes no teto são pontos de leds Luzes no teto são pontos de leds](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-35.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-30.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Central multimídia de 10 polegadas é exclusiva Central multimídia de 10 polegadas é exclusiva](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-53.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-45.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Quadro de instrumentos tem outras funcionalidades Quadro de instrumentos tem outras funcionalidades](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-49.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-54.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-62.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-61.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Elétrico tem ainda mais botões sob as saídas de ar centrais e parte deles são táteis Elétrico tem ainda mais botões sob as saídas de ar centrais e parte deles são táteis](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-60.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-65.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-67.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Bancos dianteiros têm formado e acabamento exclusivos Bancos dianteiros têm formado e acabamento exclusivos](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-40.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-46.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Versão elétrica é a única com visual esportivado Versão elétrica é a única com visual esportivado](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-1.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-68.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Há três modos de condução: Eco, Normal e Sport Há três modos de condução: Eco, Normal e Sport](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-50.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Não há câmbio joystick nas versões flex Não há câmbio joystick nas versões flex](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-51.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-55.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-57.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-59.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-58.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-64.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-63.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![Só o e-208 GT tem painel todo emborrachado Só o e-208 GT tem painel todo emborrachado](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-70.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-69.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Peugeot-208-e-GT-66.jpg?quality=70&strip=info&w=920&w=1060)
Teste – Peugeot 208 e-GT (elétrico)
Aceleração
0 a 100 km/h: 8,5 s
0 a 1.000 m: 30,8 s – 150,6 km/h
Velocidade máxima: 150 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 3,4 s
D 60 a 100 km/h: 4,6 s
D 80 a 120 km/h: 6,7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14,3/26,7/59,7 m
Consumo
Urbano: 6,5 km/kWh
Rodoviário: 5,6 km/kWh
Ruído interno
80/120 km/h: 60,8/68,4 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Ficha técnica – Peugeot 208 e-GT
Motor: elétrico, 100 kW/136 cv, 26,5 kgfm a 1 rpm Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica, 10,4 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) Freios: disco ventilado (diant.) e sólido (tras.)
Pneus: 205/45 R17
Peso: 1.530 kg
Peso/potência: 11,25 kg/cv Peso/torque: 57,7 kg/kgfm
Dimensões: comprimento, 405,5 cm; largura, 196 cm; altura, 143 cm; entre-eixos, 253,8 cm; altura livre do solo, 13 cm; porta-malas, 265 l, bateria 50 kWh/100 kW, autonomia 340 km (WLTP)