Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Cliente: Revista em casa por 9,90

Packard volta à vida com um Bentley transformado em carro que nunca existiu

Packard Excellence foi uma quase tentativa de ressuscitar a marca pouco tempo depois do seu fim, mas que só agora vê a luz do dia

Por João Vitor Ferreira
15 set 2025, 18h10
Packard Excellence
 (JB Classic & Bespoke / Jerome Wassenaar/Divulgação)
Continua após publicidade

Até metade do século XX, a Packard foi sinônimo de luxo no setor automotivo. Porém, a marca foi mais uma que sofreu com o declínio das montadoras de Detroit e sua antiga fábrica, que ainda está de pé mas em ruínas, é marco da “Era de Ouro” da cidade norte-americana.

Toda essa história ainda mexe com os saudosistas, que sonham em rever o nome da marca em um carro de luxo. Oficialmente, isso está longe de se tornar realidade, mas graças a algumas empresas holandesas, agora podemos ver como seria o design da Packard nos tempos atuais.

Packard Excellence
(JB Classic & Bespoke / Jerome Wassenaar/Divulgação)

A JB Classics & Bespoke, uma construtora de carrocerias holandesa especializada em restaurações, se juntou à conterrânea CinnovarA para criar um Packard moderno. O mais interessante é que eles não se basearam em nenhum clássico da Packard, como o sedã Twelve, mas sim um projeto que nunca saiu do papel.

Packard Excellence
(JB Classic & Bespoke / Jerome Wassenaar/Divulgação)

Era final da década de 1950, o fim da Packard ainda era recente, e a Studebaker-Packard tinha um plano para revivê-la. A ideia era pegar o francês Facel Vega Excellence e vendê-lo como um Packard nos EUA. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Porém, a Daimler-Benz, que tinha parceria para vender os Mercedes-Benz nas concessionárias da Studebaker-Packard nos EUA, se opôs ao plano. Os alemães tinham medo do novo modelo roubar clientes dos seus carros.

Packard Excellence
(JB Classic & Bespoke / Jerome Wassenaar/Divulgação)

Assim o projeto morreu, mas serviu de inspiração para os holandeses criaram o Packard Excellence. Foram necessárias mais de 17.000 horas de trabalho para transformar um Bentley Flying Spur de segunda geração, em uma reimaginação moderna de um projeto que nunca viu a luz do dia.

Continua após a publicidade
Packard Excellence
(JB Classic & Bespoke / Jerome Wassenaar/Divulgação)

Para criar esse sedã, toda a parte de design ficou a cargo da CinnovarA, enquanto a JB foi a responsável por dar vida à criação. Toda a carroceria foi retrabalhada e o sedã inglês ganhou novos faróis de led dianteiros verticais e uma grade cromada dividida em três peças, uma maior no centro e outras duas menores dos lados. 

Packard Excellence
(JB Classic & Bespoke / Jerome Wassenaar/Divulgação)

Claro, que a icônica mascote da Packard, “Deusa da Velocidade” (Godness of Speed), marca presença na ponta do capô, podendo ser recolhida para dentro do capô.

Continua após a publicidade
Packard Excellence
(JB Classic & Bespoke / Jerome Wassenaar/Divulgação)

A traseira ficou mais volumosa, com vincos separando bem os para-lamas do porta-malas. O sedã também ganhou novas lanternas com assinatura em forma de C, um pouco menores que a do Flying Spur original. O símbolo da Packard estampa de maneira discreta a parte central do bagageiro.

Packard Excellence
(JB Classic & Bespoke / Jerome Wassenaar/Divulgação)

De outro inglês vieram as portas traseiras. Inspirados nos Rolls-Royce, o Packard Excellence ganhou portas com abertura invertida e, para isso, precisaram criar novas dobradiças e maçanetas de aço inoxidável feitas à mão.

Continua após a publicidade
Packard Excellence
(JB Classic & Bespoke / Jerome Wassenaar/Divulgação)

Pela complexidade do projeto, há muitas perguntas sobre eles que não foram revelados. Não sabemos qual o motor do Packard Excellence, uma vez que o carro doador tem versões com motor V8 4.0 biturbo de 507 cv e W12 6.0 biturbo de 626 cv.

Também não há informações de quem foi o milionário misterioso que encomendou esse projeto. Tão pouco sabemos quanto ele custou para esse felizardo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ÚLTIMA SEMANA

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$5,99/mês.