Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Organização paga milhões para anunciar no Super Bowl e atacar duro a Tesla

Organização quer que sistema de condução autônoma dos carros seja banido das vias públicas

Por Fernando Pedroso
Atualizado em 13 fev 2023, 18h48 - Publicado em 13 fev 2023, 18h47

O Super Bowl, como é conhecida a final do campeonato de futebol americano dos Estados Unidos, tem os intervalos comerciais mais caros do mundo e ganha filmes publicitários feitos só para ele. Alguns ficaram famosos promovendo seus produtos e, no caso de ontem, serviu até para anúncios importantes.

O jogo deste domingo, no entanto, teve um vídeo curioso, era uma propaganda contra a Tesla. O filme mostra um carro da marca de elétricos com seu modo de condução autônoma ligado. No trajeto, atropela bonecos simulando crianças, carrinhos de bebê, anda na contramão de uma estrada sinuosa e ignora a placa de pare de um ônibus escolar.

Tesla Model S Plaid
Tesla Model S Plaid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O anúncio foi produzido pelo Dawn Project, uma organização fundada pelo empresário de tecnologia Dan O’Dowd e seu objetivo é “tornar os computadores seguros para a humanidade”. O’Dowd e seu grupo estão de olho no Tesla de Elon Musk há algum tempo e já investiram milhões de dólares em tentativas de banir o recurso autônomo da empresa nas estradas do país.

Segundo relatos na internet, foram gastos cerca de US$ 7 milhões para veicular o anúncio, que incomodou: no Twitter, recém-comprado por Musk, um grupo de proprietários da Tesla atacou a peça, acusando-a de injusta e artificial. O bilionário parece concordar, tendo respondido a crítica com um emoji.

O comercial não é a única dor de cabeça para a empresa de Elon Musk. A Tesla é alvo de uma investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que apura possíveis falhas de segurança no sistema de condução autônoma, que incluiriam fraudes e propaganda enganosa.

A empresa também tem contra a si um inquérito no departamento de segurança viária norte-americana, a NHTSA. A agência tem autoridade para impedir o uso da tecnologia em vias públicas e é essa ação que o Dawn Project pede na propaganda.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.