Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Tesla com aceleração involuntária? ‘Defeito’ estaria nos motoristas

A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA concluiu que acidentes foram causados por "mal uso dos pedais" e culpa os condutores.

Por Gabriel Monteiro Atualizado em 13 jan 2021, 19h05 - Publicado em 14 jan 2021, 08h00

Tesla Model 3

Em janeiro de 2019, a pedido de uma comunidade de proprietários, uma investigação foi aberta pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária americana (NHTSA na sigla em inglês) para apurar um suposto – e perigoso – defeito em alguns carros da Tesla. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90.

Segundo relatos de proprietários, o acelerador de alguns modelos é acionado involuntariamente quando o motorista pisa no freio e isso teria causado cerca de 110 acidentes e deixado 53 pessoas feridas.

As reclamações foram reunidas em uma petição exigindo o recall de 500.000 unidades dos modelos Model S, Model X e Model 3 fabricadas a partir de 2013.

Continua após a publicidade
A proposta é SUV, mas o estilo está mais para hatch
Tesla Model X Divulgação/Tesla

Após 662.000 modelos analisados, no entanto, a NHTSA não encontrou indícios de qualquer defeito no conjunto de pedais ou nos sistemas que controlam os freios e os motores. As investigações foram encerradas. 

  • A agência ainda declarou que as apurações mostraram que os acidentes foram causados por “mal uso dos pedais”. O que responsabiliza os condutores pelos incidentes por terem confundido os acionadores.

    Tesla Model S
    Tesla Model S Reprodução/Internet

    No relatório, a NHTSA isenta o design dos carros da Tesla de induzirem ao erro dos pedais e conclui que as teorias sobre um erro eletrônico são baseadas apenas em “suposições imprecisas”.

    Até o momento, a fabricante não comentou os resultados da investigação, mas, quando as reclamações surgiram, declarou que seus modelos eram totalmente seguros e que os acidentes haviam sido causados pelos próprios condutores.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas 740
    arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade