Uma foto que circula nas redes sociais mostrando um orçamento de quase R$ 276 mil para reparos nos freios e filtros de uma Audi RS 6 Avant chamou a atenção dos entusiastas nos últimos dias.
O valor é alto até para os padrões do superesportivo, já que equivale a quase 50% dos R$ 559.990 cobrados pela perua.
Os preços foram orçados por uma oficina independente, mas solicitados diretamente a uma concessionária Audi.
QUATRO RODAS entrou em contato com a Audi do Brasil para checar a veracidade dos valores. A boa notícia é que não, um disco de freio da RS 6 não custa R$ 79.441.
A má é que ele não é exatamente barato: os rotores de carbono-cerâmica do eixo dianteiro custam R$ 23.014,23, enquanto os traseiros R$ 22.407,84 – cada um.
Segundo a Audi, um erro no sistema da revenda consultada pela oficina fez com que o preço do disco dianteiro fosse muito mais elevado do que realmente é.
A marca também destaca que a durabilidade deste componente, feito para lidar melhor com o superaquecimento e uso intenso, faz com que a manutenção dele seja menor em relação a um disco convencional de aço.
“Por essas razões o preço das peças é mais alto se comparado a um conjunto de freios com discos de aço, porém não nos níveis irreais mostrados na imagem da planilha que circula em redes sociais”, explica a marca em comunicado enviado à QUATRO RODAS.
Veja a diferença no preço dos componentes do orçamento e o custo real das peças:
Preço Orçamento | Preço Real | |
Disco de freio dianteiro (cada) | R$ 79.441,95 | R$ 23.014,23 |
Disco de freio traseiro (cada) | R$ 24.713,96 | R$ 22.407,84 |
Pastilha de freio dianteira (jogo) | R$ 9.766,57 | R$ 5.161,00 |
Pastilha de freio traseira (jogo) | R$ 7.098,53 | R$ 5.161 |
Total | R$ 242.042,02 | R$ 101.176,46 |
Ou seja: fazer a manutenção dos freios de uma RS 6 Avant não custa o mesmo que um Jaguar E-Pace.
Na verdade, custa só o preço de um Chevrolet Tracker….