Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que é ADAS e como funcionam as tecnologias que evitam acidentes

Sistemas de condução semi autônoma já estão presentes em muitos carros nacionais e além de oferecerem conforto na direção podem salvar a sua vida

Por Julio Cabral
Atualizado em 13 abr 2024, 11h43 - Publicado em 25 mar 2024, 19h11
O ADAS pode incluir sistemas de monitoramento do tráfego
O ADAS pode incluir sistemas de monitoramento do tráfego  (Divulgação/Bosch)
Continua após publicidade

O setor automotivo tem muitas siglas. São tantas que muitas vezes é difícil decifrar o significado delas. Assim é com o ADAS, sigla que significa, em inglês, Advanced Driver-Assistance System, ou sistema avançado de assistência ao motorista. Basicamente, tratam-se das tecnologias de condução semi autônoma, recursos que estão presentes em muitos carros nacionais.

Basicamente, os artifícios funcionam com base em sensores, radares e/ou câmeras. Nem sempre todas essas formas estão presentes. São exemplos o controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática e manutenção e alerta de mudança de faixa, artifícios que se tornaram comuns em faixas de preço superiores aos R$ 100.000.

O grau de automação varia em escalas, incluindo auxílios que intervêm na direção aos capazes de conduzir o carro autonomamente em determinadas situações. Lembrando que um nível completo de automação ainda não está disponível no mercado, o que não serve de obstáculo para a agregação de mais funções ao ADAS.

Compartilhe essa matéria via:

Mais comuns entre os modelos nacionais, os assistentes do grau zero são aqueles que auxiliam o condutor, mas não têm capacidade de intervir diretamente, como são os casos dos sensores de ponto cego, alerta de mudança de faixa e tráfego cruzado. Todos são capazes de informar a situação, deixando a cargo do motorista as decisões.alerta de ponto gego chevrolet Onix Plus

Continua após a publicidade

Da mesma maneira, o nível um já apresenta a habilidade de intervir diretamente em uma função, dispensando em parte a intervenção do condutor. 

Somente a partir do nível dois temos a integração de outras funções combinadas, indo além do auxílio de apenas um dispositivo e  implementando recursos que dispensam o papel do motorista em algumas situações, ainda que não seja tão sofisticado e abrangente como os graus seguintes.

Em uma fatia superior do mercado, é possível encontrar o nível três. No caso, o sistema ainda exige que o motorista reaja quando aparece algum alerta de condução.

Continua após a publicidade
frenagem autonoma
Sistema de frenagem autonoma de emergência do Volkswagen Up! europeu (Divulgacao/Volkswagen)

Por sua vez, o grau quatro assume a direção se não houver reação do condutor, se diferenciando por ser um nível superior de automação.

No patamar cinco, é possível chegar ao Santo Graal do ADAS: a capacidade de condução autônoma, cuja tecnologia dispensa a intervenção e, teoricamente, nem precisaria de volante ou pedais. Entretanto, ainda está longe de ser aplicada comercialmente. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.