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O grande salto da Ford Ranger

Nova plataforma abre novos horizontes para a picape, que, mantendo a força e valentia, está mais tecnológica e conectada do que nunca

Por Abril Branded Content
22 set 2023, 18h31

“Expressar força e robustez”. Esse deve ter sido o mantra dos designers da Ford responsáveis pela Nova Ranger. A frente pronunciada se destaca pela grade em forma de malha e os faróis de LED em “C”. Vincos pronunciados na carroceria ressaltam sua personalidade com um toque de classe, assim como as rodas de 20”.

Mas seu design atraente é como a ponta de um iceberg, apenas uma pequena parte visível de algo muito maior. Com tecnologias e recursos inéditos entre as picapes médias no Brasil, a Nova Ford Ranger quebrou a banca e jogou os parâmetros da categoria lá para cima.

Tradicional valentia

O rápido sucesso da Ford Ranger, tão logo chegou às concessionárias brasileiras, em 1995, não foi um acaso. Imediatamente ela se tornou conhecida e admirada pela robustez, força e valentia, encarando como nenhuma outra o trabalho pesado e as trilhas fora de estrada.

Corta para o presente, quase três décadas depois. Tais qualidades continuam firmes, simbolizadas pela tração 4×4, e foram aperfeiçoadas, como o novo motor V6 turbodiesel 3.0, de 250 cv, que chega com a credencial do maior torque da categoria – 600 Nm a 1.750 rpm.

Presente nas versões XLT e Limited, o V6 é parceiro de um câmbio automático de dez velocidades, de trocas extremamente rápidas e sutis, muito bem escalonado. É o mesmo que a Ford usa na F-150 e no Mustang. Precisa falar mais?

Há ainda as versões XL e XLS da Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca. As duas versões contam com motor 2.0 diesel, de 170 cv, que trabalham em conjunto com uma transmissão manual ou automática, com seis marchas. Há, ainda, uma versão XLS com o motor V6 e o câmbio de dez velocidades.

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Nova Ford Ranger
(Ford/Divulgação)

Nova plataforma

Mas um coração novo não promove sozinho uma verdadeira revolução no segmento. Por isso, além do motor, uma plataforma inteiramente nova era necessária para que a Ranger atingisse o patamar desejado.

Além de melhorar sua performance, tanto no asfalto como na terra, graças ao aumento na rigidez estrutural, a nova arquitetura permitiu que uma série de tecnologias eletrônicas fossem incorporadas. Antes de falar delas, porém, vamos ao básico.

A Nova Ford Ranger está mais larga (2,20 m, 4 cm a mais), longa (5,37 m, +2 cm) e alta (1,88 mm, +4 cm). A distância entre eixos também aumentou 5 cm, chegando a 3,27 m. Já a caçamba tem capacidade para 1.250 litros e 1.023 kg.

Os passageiros também ganharam mais conforto, graças ao espaço interno mais amplo e ao melhor isolamento acústico. Nada mais adequado para uma cabine com acabamento refinado, que em nada deve a um SUV de luxo.

No interior, destaque para o SYNC 4, multimídia com tela vertical de 10” (XL, XLS e XLT) ou 12” (Limited). Nele, é possível dividir a tela e exibir diferentes controles (entretenimento, climatização, telefone, ou configurações do veículo) ao mesmo tempo, em qualquer posição.

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Apple CarPlay e Android Auto sem fio fazem parte do pacote, além de carregamento de telefone por indução e câmera 360 graus – recurso extremamente útil quando se manobra em lugares apertados, pois permite visualizar todo o entorno da picape.

O motorista ainda desfruta do painel de instrumentos digital de 8”, capaz de mudar suas características de acordo com o modo de condução selecionado – ou pela preferência do motorista. A versão Limited pode ser equipada com o mesmo painel da F-150, de 12,4”, que é parte do Kit Opcional.

Nova Ford Ranger
(Ford/Divulgação)

Segurança reforçada

Como falamos, a parte eletrônica foi amplamente reforçada graças à nova plataforma, permitindo que uma série de tecnologias fossem incorporadas, como freio de estacionamento eletrônico e direção elétrica.

Mas a maior diferença é em relação à segurança, incluindo sistemas que agem para garantir a integridade dos ocupantes sem que o motorista precise intervir. Como, por exemplo, o Assistente de Frenagem Autônomo.

Câmeras e sensores detectam a aproximação de veículos ou pedestres, emitindo um alerta ao motorista – e, se não houver ação por parte dele, os freios são acionados automaticamente. O recurso funciona, inclusive, em manobras de marcha à ré.

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O Assistente de Cruzamentos monitora os veículos do sentido oposto quando a picape está parada aguardando para entrar em uma via à esquerda. Se o motorista avançar e houver veículos se aproximando, os freios são acionados automaticamente.

E se a frenagem não bastar para evitar uma colisão, entra em ação o Assistente de Manobras Evasivas, que reduz o peso do volante, permitindo ao motorista uma ação de desvio mais rápida e eficiente.

Tem também o Alerta de Tráfego Cruzado, que monitora e emite alerta da aproximação de veículos quando se está saindo, em marcha à ré, de uma vaga perpendicular.

O monitoramento de Ponto Cego emite avisos no retrovisor do lado correspondente ao detectar veículos se aproximando em pontos não cobertos pela visão dos espelhos.

Melhor ainda é que dá para configurar o sistema se a Nova Ford Ranger estiver com um reboque (com capacidade de até 3.100 kg), aumentando proporcionalmente a área de cobertura.

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A lista é longa, mas não perca a conta. O Piloto Automático Adaptativo com Stop & Go, além de manter o veículo na velocidade programada, caso detecte um veículo mais lento à frente, desacelera para manter uma distância segura.

A redução na velocidade é contínua até uma parada total, com a comodidade de que, se o veículo à frente voltar a acelerar em até três segundos, a Nova Ford Ranger faz o mesmo autonomamente. Uma mão na roda no anda e para do trânsito, seja na cidade ou na estrada.

E não dá para esquecer do Assistente de Centralização de Faixa, que monitora as faixas no asfalto e mantém a centralização na pista, podendo até intervir no volante para fazer correções, caso entenda que se trata de uma ação involuntária. O sistema é desativado se a seta estiver ligada.

Nova Ford Ranger
(Ford/Divulgação)

Fora de estrada aprimorado

Se você pensou que as novidades voltadas para o fora de estrada se resumiam ao maior torque e à rigidez estrutural, pensou errado. Para começo de conversa, o motorista tem seis modos de condução: Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar (para o asfalto), além de Areia e Lama/Terra (para off-road).

Além das opções de tração traseira (2H), integral (4H) e integral reduzida (4L), a Nova Ford Ranger conta agora com a opção “4A”, que faz a distribuição de torque entre as rodas do eixo dianteiro e do eixo traseiro de forma automática, de acordo com a demanda.

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A picape mantém a maior capacidade de imersão do segmento, podendo transpor trechos alagados de até 800 mm, e incorpora o Assistente de Descida, que mantém uma velocidade constante em ladeiras sem que o motorista precise tocar no pedal do freio.

Mas a estrela do menu de novidades para as incursões na terra é o Navegador Off-Road, que transforma a tela central em um verdadeiro guia virtual para a transposição de trechos complicados.

Ele exibe informações de ângulos de esterçamento da direção e de inclinação da carroceria, permitindo o acionamento do bloqueio do diferencial central com apenas um toque na tela.

E ainda dá para acessar a imagem da câmera frontal, que garante a visualização de obstáculos frontais que ficam encobertos pelo capô. Tudo com direito a linhas de direção na tela, que possibilitam manobras extremamente precisas.

Picape conectada

Nova Ford Ranger
(Ford/Divulgação)

Falamos de muitos recursos, é verdade. Mas não acabou. A nova plataforma também permitiu que a Nova Ford Ranger se tornasse uma picape inteiramente conectada. E o que isso significa?

Primeiro, por meio do aplicativo Ford Pass, o proprietário tem acesso a comandos remotos, podendo travar e destravar as portas, dar a partida e acionar a climatização de qualquer lugar.

A localização em tempo real é outro recurso disponível no app, assim como a verificação do nível de combustível no tanque e da calibragem dos pneus. E, se o alarme for acionado em qualquer lugar, uma notificação é enviada imediatamente.

Uma notificação também é enviada caso seja detectado algum problema, informando quais são as medidas a serem tomadas. O Ford Pass ainda permite agendar revisões e solicitar socorro mecânico.

Na hora das manutenções, o cliente ainda tem a comodidade de poder optar pela retirada do veículo em casa – com devolução no mesmo local que foi retirado tão logo o serviço seja finalizado.

O app traz ainda todas as informações relevantes da Nova Ford Ranger por meio de um guia digital. Prefere uma consulta humanizada? É só chamar o Ranger Expert, especialista que sabe tudo da picape e tira dúvidas sobre as funcionalidades e os equipamentos.

É dessa forma que a Nova Ford Ranger subiu de patamar entre as picapes médias do mercado brasileiro. Que tal conhecê-la melhor? É só agendar um test-drive na concessionária Ford mais próxima!

Confira o vídeo com o teste completo da Nova Ranger:

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