Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

BMW lança i4, sedã elétrico de até 544 cv que chegará ao Brasil

A empresa divulgou oficialmente o visual dos novos modelos. Entre eles está o M50, primeiro esportivo totalmente elétrico da marca que terá 544 cv

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 2 jun 2021, 18h44 - Publicado em 2 jun 2021, 18h35
BMW i4 M50 azul visto 3/4 de frente
Um dos modelos dos novos i4 é o M50, primeiro esportivo totalmente elétrico da BMW que terá mais de 500 quilômetros de autonomia (Divulgação/BMW)

Depois de ter o seu conceito revelado em 2020 e ser apresentado em março deste ano, na conferência anual da empresa, o novo BMW i4 foi divulgado para o mundo em sua versão final de produção.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A intenção da marca com o esportivo é ampliar a presença de veículos totalmente elétricos no mercado, visando a redução da emissão de gases poluentes. Para isso, a fabricante utiliza no i4 um visual parecido ao Série 4, repetindo seu estilo de cupê quatro-portas. 

A chegada às lojas será em novembro e os clientes poderão escolher entre duas versões do novo modelo. A primeira delas será a eDrive40 e a segunda o M50, o primeiro elétrico da Motorsport, divisão esportiva da BMW.

O BMW i4 eDrive40 terá um motor com 340 cv (250 kW) e 43,8 kgfm, além de autonomia na casa dos 590 quilômetros no ciclo WLTP. O elétrico irá do repouso até 100 km/h em 5,7 segundos e seu consumo de energia elétrica fica entre 20 e 16 kWh a cada 100 quilômetros. Essa versão terá a clássica tração traseira e velocidade máxima limitada a 190 km/h.

BMW i4 eDrive40 branco visto de lado
O visual do i4 eDrive40 é o mesmo que foi apresentado na conferência da empresa em março (Divulgação/BMW)

Já o M50 terá satisfatórios 544 cv (400 kW) e 81,1 kgfm, além de 510 quilômetros de autonomia no ciclo WLTP. Sua aceleração de 0 a 100 km/h, com a função Sport Boost ativada, será em apenas 3,9 segundos. O consumo de energia ficará entre 24 e 19 kWh a cada 100 quilômetros percorridos. A versão topo de linha terá tração integral e velocidade máxima de 225 km/h.

Continua após a publicidade

As baterias utilizadas nos i4 vêm em células finas, de alta tensão e feitas sob medida para o projeto. Elas serão posicionada no assoalho do carro, com o intuito de diminuir seu centro de gravidade, e terão uma capacidade bruta de energia de 83,9 kWh. 

BMW i4 eDrive40 de lado em posto de carregamento
A versão eDrive40 terá autonomia de 590 quilômetros, contra 510 do M50, ambos no ciclo WLTP (Divulgação/BMW)

Em relação ao carregamento, a unidade presente nos modelos permite o uso de estações de carregamento com saída de até 200 kW. Em cerca de 10 minutos de recarga, o alcance para a versão eDrive40 pode sofrer aumento de até 164 quilômetros para a versão M50, o alcance pode aumentar 140 quilômetros nesse intervalo.

Em relação ao visual dos modelos, a polêmica grade estará presente, equipada com novos sensores e radares úteis à automação parcial. A BMW buscou mesclar aspectos esportivos e somá-los a um conceito de cupê e conforto e funcionalidade de um sedã.

Continua após a publicidade

As versões terão faróis estreitos, com faróis a laser da linha Laserlight opcionais. O modelo esportivo contará com detalhes característicos da Motorsport, para-choque dianteiro mais agressivo com o emblema da divisão, entradas de ar maiores e saias laterais pintadas em preto fosco, assim como a parte de trás dos retrovisores. 

Painel doBMW i4 eDrive40
Pela primeira vez, a BMW divulgou imagens internas do i4. Maiores informações devem chegar com o lançamento mundial em novembro (Divulgação/BMW)

Pela primeira vez, a BMW divulgou fotos do interior do i4. O ambiente é equipado com vidros acústicos, bancos e volante esportivos de série, assim com amplas telas. O cliente terá uma vasta quantidade de opções para incluir na sua unidade, como aquecimento e ventilação dos bancos até o acabamento em couro Vernasca. Entre outros detalhes está o pacote M Sport Pro, iluminação ambiente e sistema de som da Harman Kardon, além de amplo teto solar.

BMW i4 M50 azul visto 3/4 de trás
O modelo topo de linha da Motorsport apresenta um visual mais agressivo, com difusores mais protuberantes (Divulgação/BMW)

Vale lembrar que, para a versão M50, está disponível o IconicSounds Eletric, sistema de som artifical do motor criado especialmente para EVs da BMW pelo compositor Hans Zimmer. 

O i4 terá a oitava geração do sistema iDrive, com foco na sensibilidade ao toque. A central também poderá ser acionada pela voz utilizando o sistema de assistente pessoal da marca, que passou por um upgrade. São 12,3 polegadas para o cluster de instrumentos e 14,9 para a central multimídia. Os visores são curvos e a interface do usuário é comandada pelo potente BMW Operating System 8.0.

Painel do BMW i4 eDrive40
As versões irão contar com duas telas, uma menor para informações e entretenimento e outra maior para os controles (Divulgação/BMW)

Os modelos contam oferecem integração às interfaces Apple CarPlay e Android Auto, abertura de portas e partida do motor via aproximação do celular e suporte à rede 5G. Além disso, estão disponíveis cerca de 40 assistências ao motorista, como aviso de colisão frontal e sistema de reação a semáforos.

Continua após a publicidade
Android 12 oferece suporte nativo aos recursos de comando do novo BMW i4
Android 12 oferece suporte nativo aos recursos de comando do novo BMW i4 (Divulgação/BMW)

Embora a empresa ainda não tenha falado sobre os preços sugeridos, espera-se que a versão eDrive40 tenha um custo aproximado de US$ 55.400 e a versão M50 chegue a US$ 65.900. Mais detalhes devem ser divulgados com o lançamento mundial ao final do ano.

BMW i4 eDrive40

  • Motor: eixo traseiro, 340 cv, 43,8 kgfm.
  • Câmbio: automático, de velocidade única com proporção fixa.
  • Rodas: 225/55 R17 101Y XL (dianteira e traseira).
  • Dimensões: 4.783mm de comprimento, 1.852mm de largura, 1.448 de altura.
  • Peso: 2.125 kg.
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 5,7 segundos.

BMW i4 M50

Continua após a publicidade
  • Motor: um em cada eixo, total de 544 cv e 81,1 kgfm.
  • Câmbio: automático, de velocidade única com proporção fixa.
  • Rodas: 245/45 R18 100Y XL (dianteira) 255/45 R18 103Y XL (traseira).
  • Dimensões: 4.783mm de comprimento, 1.852 de largura, 1.448 de altura.
  • Peso: 2.290 kg.
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 3,9 segundos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa Maio 2021
A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.