Novo VW Polo 2023: preços, versões, equipamentos e custos do hatch
Reposicionado no mercado, o Polo fica mais barato para o ano-modelo de 2023 e recebe motor TSI com câmbio manual pela primeira vez
O Volkswagen Polo tem uma boa atualização, por dentro e por fora, para o ano-modelo 2023. O hatch adota parte do visual europeu e fica mais barato. Por outro lado, perdeu potência e uma série de equipamentos nas versões turbo. Mas isso tem uma explicação.
Enquanto a Volkswagen se prepara para tirar o Gol de linha, o Polo passará a ser o modelo de entrada da marca, o que justifica a nova configuração do motor 170 TSI — o mesmo do Up!, mas atualizado: passa a ter 109 cv com gasolina e 116 cv com álcool, mantendo os 16,8 kgfm com ambos os combustíveis. Na versão passada era usado o motor 200 TSI, com até 128 cv e 20,4 kgfm.
Outra perda considerável está nos freios das versões turbo, que deixaram de ser a disco na traseira e agora são de tambor.
O motor turbo fica reservado às versões TSI, Comfortline e Highline, que custam R$ 92.990, R$ 102.990 e R$ 109.990, respectivamente. As topo de linha vêm equipadas com câmbio automático de seis marchas, partida por botão e controle de cruzeiro como principais itens.
Enquanto isso, a TSI é a primeira que combina o motor turbo com um câmbio manual de cinco marchas, mas isso não altera os números de potência e torque do motor. Por outro lado, a aceleração diminui. A VW informa que, com etanol, a versão TSI vai de 0 a 100 km/h em 10,5 s, enquanto as automáticas diminuem o tempo para 10, 1 s.
Veja os preços do Polo 2023:
- Polo MPI – R$ 82.990
- TSI manual – R$ 92.990
- Comfortline TSI – R$ 102.990
- Highline TSI – R$ 109.990
Consumo do Polo 2023:
Com o motor turbo, a Volkswagen declara um consumo de 9,6 km/l (E) e 14 km/l (G) na cidade e 11,5 km/l (E) e 16,4 km/l (G) na estrada com o câmbio manual. As versões automáticas tem média de 10,8 km/l (E) e 15,3 km/l (G) em perímetro rodoviário e 8,7 km/l (E) e 12,5 km/l (G) em perímetro urbano.
A pé de boi será a MPI, única equipada com motor aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Nessa configuração, o Polo tem consumo médio de 14 km/l (G) e 9,6 km/l (E) na cidade. Em regime rodoviário as médias são de 15,4 km/l (G) e 10,9 km/l (E).
Mesmo sendo o mais básico, o Polo MPI traz alguns itens interessantes de fábrica, como faróis de LED, monitor de pressão dos pneus e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay de 6,5’’. Seu preço é de R$ 82.990
O que muda no visual do Polo 2023?
Na aparência, aconteceu o que já estávamos esperando, mas só na dianteira. Isso porque ele adotou os traços da versão europeia, adicionando uma grade mais estreita, novo para-choque e faróis com um leve recorte na base.
Na traseira, as lanternas receberam mudanças no seus desenho interno e também ficaram mais escurecidas, porém o formato segue inalterado. O para-choque traseiro também é novo, assim como os desenhos de calota e rodas. O nome do modelo agora está centralizado, logo abaixo do logo, e a cor vermelho Sunset foi adicionada ao catálogo.
Versões e equipamentos do novo Polo 2023
Polo MPI (R$ 82.990): quatro airbags (frontais e laterais), ar-condicionado analógico, chave canivete, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, faróis de led com luz diurna, rodas de 15 polegadas com calotas, frenagem automática pós-colisão, bloqueio eletrônico do diferencial, vidros elétricos dianteiros, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay de 6,5’’, volante multifuncional, quatro alto-falantes e monitoramento de pressão dos pneus.
Polo TSI (R$ 92.990): itens da versão anterior mais rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisores elétricos, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com rebatimento na marcha a ré do lado direito e sensores de estacionamento traseiros.
Polo Comfortline (R$ 102.990): itens da versão anterior mais câmbio automático, piloto automático, volante em couro com aletas para troca de marcha e chave presencial. A multimídia VW Play de 10’’ é oferecida como opcional nesta versão por R$ 1.000.
Polo Highline (R$ 109.990): itens da versão anterior mais rodas de liga leve de 16 polegadas, bancos com imitação de couro, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, carregamento de celulares por indução, ar-condicionado digital, multimídia VW Play de 10’’, seis alto-falantes, faróis automáticos, câmera de ré, sensor de chuva e sensores de estacionamento dianteiros.
Os modelos o modelo já se encontra no configurador do site da Volkswagen e, futuramente, a versão GTS, mais esportiva entre todas, será apresenta e ocupará o lugar da Highline como topo de linha.
Custos de revisões do Polo 2023
Novo Polo MPI 2023
1ª (10.000 km) | 2ª (20.000 km) | 3ª (30.000 km) | 4ª (40.000 km) | 5ª (50.000 km) | 6ª (60.000 km) |
R$676,46 | R$756,24 | R$666,24 | R$ 1.025,46 | R$666,24 | R$ 756,24 |
Novo Polo 2023 TSI
1ª (10.000 km) | 2ª (20.000 km) | 3ª (30.000 km) | 4ª (40.000 km) | 5ª (50.000 km) | 6ª (60.000 km) |
R$722,69 | R$802,46 | R$712,46 | 1.416,72 | R$ 712,46 | R$ 802,46 |