Novo VW Golf R chega aos 333 cv e aposenta o câmbio manual de vez
Nova versão será a mais potente da história e terá apenas câmbio automático de dupla embreagem com sete marchas
Já conhecemos o novo VW Golf MK 8.5, a reestilização de meio de vida da oitava geração do hatch. Também já fomos apresentados aos novos GTI e Clubsport. Agora, falta só a versão R, a mais esportiva da família. Por enquanto, o hot hatch está rodando somente com camuflagem, mas seu lançamento está próximo e já começaram a surgir as primeiras informações sobre ele.
Para começar, assim como nas demais versões, o câmbio manual não será oferecido. Logo, assim como o GTI Clubsport, o Golf R terá somente a transmissão automática de dupla embreagem e sete marchas, que envia a força do motor para a tração integral. Pelo menos o modo drift da versão anterior será mantido, permitindo que, em certos momentos, toda a força vá exclusivamente para o eixo traseiro.
O motor 2.0 turbo recebeu melhorias, elevando sua potência de 320 cv para 333 cv. Logo, esse é o Golf R mais potente já feito, se igualando à versão especial batizada de Golf R 333 divulgada no ano passado. Apesar das mudanças, o torque permanece em 42,82 kgfm. Vale ressaltar que essas especificações são para a versão europeia.
Fora isso, sabe-se também que o novo Golf R ganhará um conjunto revisado de suspensão que o deixará cerca de 2,5 cm mais baixo e sempre estará equipado com amortecedores adaptativos Dynamic Chassis Control. Com o novo conjunto, o hot hatch fará de 0 a 100 km/h em 4,6 s — ou 4,8 s para a versão perua. Haverá, ainda, um pacote de desempenho para a versão europeia, responsável por aumentar a velocidade máxima para 270 km/h.
Visualmente falando, o Golf R não terá mudanças drásticas e, mesmo com a camuflagem, é possível notar novidades nos para-choques e os novos faróis de LED. Por dentro, haverá um conjunto de telas sendo de 10,2’’ para o quadro de instrumentos digital e 12,9’’ para a central multimídia. O head up display será um opcional.