PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Golf MK6 com motor VR6 era projeto secreto da VW e chegava aos 457 cv

Apenas uma unidade do protótipo foi construída e, além de diversas modificações no motor, tinha freios do Audi RS6 e rodas da Lamborghini

Por João Vitor Ferreira
5 jun 2024, 12h00
VW GOLF 2
 (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

Com meio século de história, o Volkswagen Golf já acumulou em sua vida diversas versões clássicas. Mas entre tantos GTI e R espalhados por oito gerações, existe uma variante do hatch que a montadora abandonou já tem algum tempo.

Estamos falando do Golf equipado com motor seis cilindros, que sempre esteve entre as versões mais potentes do modelo. A última vez em que apareceu foi na versão R32 de quinta geração, lançada ainda no começo dos anos 2000. A motorização era a famosa VR6, ou seja, um 3.2 de 250 cv.

Depois do R32 MK5, nunca mais ouvimos falar de um Golf com motor seis cilindros. Mas a verdade é que a VW tinha sim o plano de aprimorar o VR6 para a sexta geração e o projeto ganhou um único protótipo, revelado recentemente no canal Hale77, que contou com a presença de Thomas Schäfer, atual CEO da Volkswagen.

No vídeo, o protótipo construído em 2009 passou por um teste de dinamômetro, onde registrou incríveis 457 cv e 53,2 kgfm, uma grande evolução em comparação ao R32 de quem ele herdou o trem de força. Os números são um pouco diferentes dos apresentados pela Volkswagen, que indicava uma potência de 463 cv e 53,1 kgfm de torque.

VW GOLF

Continua após a publicidade

Mas como ele conseguiu melhorar tanto? Em uma entrevista para o site Motor1, Enrico Beltz, chefe de conteúdo da Classic Communication & Media Relations, revelou todos os detalhes por trás desse protótipo, que deu origem ao Golf R de sexta geração.

A lista de modificações feitas no motor seis cilindros é bem extensa. Da Rothe Motorsport, o Golf ganhou novos coletores de escape e admissão, válvulas de escapamento, intercooler, tubo de escape de aço inoxidável, injetores e pistões.

Continua após a publicidade

Mas não foi só isso, o Golf também ganhou virabrequim balanceado com otimização de peso, eixos de comando de válvulas Schrick, usinagem do cabeçote do cilindro, turbocompressor Garret GT35, tubos de admissão (80 mm) e pressurização (60 mm) de alumínio soldados a mão, silenciador traseiro com controle de volume de ruído e uma taxa de compressão de 8,5:1.

Para completar o pacote, há freios do Audi RS6 da época, rodas de 19’’ da Lamborghini e kit de suspensão da Billstein. A Volks também deu uma atenção para o interior, utilizando Alcantara para os bancos e couro com costura contrastante para o painel.

Continua após a publicidade

Infelizmente, a montadora não divulga exatamente os números de desempenho deste Golf, mas diz que sua velocidade máxima pode passar dos 250 km/h. O que não é de se estranhar, afinal, estamos falando de um hatch de aproximadamente 1.360 kg com mais de 450 cv.

Infelizmente, esse protótipo nunca viu a luz do dia e, depois que o desenvolvimento do Golf R (MK6) foi concluído, ele entrou para a frota de carros clássicos da montadora. O motor seis cilindros voltou a aparecer em outros projetos do Golf, como o conceito Golf Design Vision GTI de 2013, com um VR6 biturbo de mais de 500 cv, e o Golf GTI Supersport Vision Gran Turismo 2015, esse feito para o jogo Gran Turismo 6 e que entregava 510 cv.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Depois da sexta geração, o Golf só passou a ser equipado com motores de três e quatro cilindros. Até chegou a existir um rumor de um Golf MK8 com motor de cinco cilindros 2.5 da Audi, mas a montadora aparentemente não gostou da ideia e resolveu limitar o propulsor apenas aos seus modelos compactos da linha RS.

E para quem sonha com um Golf com motor maior, a notícia não é boa. Isso porque a nona geração do modelo já está anunciada como sendo exclusivamente elétrica. O lado positivo é que será mais fácil vermos um Golf com mais de 450 cv depois da eletrificação.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.