Clique e assine por apenas 8,90/mês

Novo VW Golf: falha inesperada quase põe tudo a perder no Euro NCAP

Porta se abriu durante teste de colisão lateral e levou fabricante a tomar puxão de orelha da entidade, mas não atrapalhou a conquista das cinco estrelas

Por Renan Bandeira - Atualizado em 20 dez 2019, 16h29 - Publicado em 20 dez 2019, 16h26
Euro NCAP/Divulgação

A nova geração do Volkswagen Golf já teve a segurança testada na Europa. Equivalente ao Latin NCAP, o EuroNCAP é o responsável por avaliar a proteção dos veículos europeus.

Diferente do protocolo atual do Latin NCAP, os modelos europeus passam por provas de colisão contra pedestres e frenagem autônoma de segurança, além do controle de estabilidade e as colisões frontal, lateral e lateral contra poste – estes últimos já feitos em veículos da América Latina e Caribe.

Euro NCAP/Divulgação

Assim como as versões anteriores, o Golf VIII atingiu as cinco estrelas. Mas um detalhe quase colocou tudo a perder: a porta lateral traseira se abriu durante um dos testes.

De acordo com a Volkswagen, o veículo é equipado de série com uma função de travamento automático das portas e, dessa forma, a porta não deveria ter aberto durante a batida. Agora a empresa investiga as causas desse problema.

Continua após a publicidade
Euro NCAP/Divulgação

O secretário-geral do EuroNCAP, Michiel van Rantingen, afirmou que “aberturas de portas durante o acidente são penalizadas, pois representam um risco crítico de ejeção para os ocupantes”.

Embora a abertura da porta tenha prejudicado, a avaliação do Golf foi salva pela boa capacidade do veículo de absorver o impacto das batidas – em todas as provas – sem repassá-lo aos ocupantes.

Outro aspecto que somou pontos na avaliação foi o bom desempenho dos sistemas de assistência do carro, principalmente com o uso da conectividade V2X.

O Golf é o primeiro a apresentar esse tipo de tecnologia, que permite que o automóvel receba informações da própria via e de outros carros para aumentar a precisão de seus sistemas autônomos e de alerta.

Continua após a publicidade

Com início das vendas previsto para o início do ano que vem no Velho Continente, o novo Golf ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

Publicidade