Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Novo Sandero 2021 tem opção de câmbio CVT e apenas motores 3-cilindros 1.0

Nova geração do hatch da Dacia – e da versão aventureira Stepway – repetem melhorias já apresentadas no novo Logan e terão versão Renault no Brasil

Por Gabriel Aguiar Atualizado em 29 set 2020, 16h53 - Publicado em 29 set 2020, 13h45
Nova geração do Sandero acompanhou as mesmas evoluções do Logan Dacia/Divulgação

O novo Dacia Logan apareceu antes da hora e, agora, também acabou o mistério em relação aos irmãos Sandero e Stepway – que é tratado como modelo próprio há algum tempo. E, assim como o sedã, eles mudaram completamente.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

No caso do hatch, o para-brisa está mais inclinado (como na nova geração do Duster), enquanto o teto ficou 1 cm mais baixo e os para-lamas foram alargados. Já o vão livre continua igual antes, com 13,3 cm para o mercado europeu.

Para-brisa ficou mais inclinado e o teto está mais baixo que antes Dacia/Divulgação

Não dá para ignorar que os faróis também evoluíram, não somente em estilo, como em eficiência: o alcance do facho aumentou 37% em distância e 9% em largura. E ainda há luzes diurnas de led – com o desenho em “Y” das lanternas.

No aventureiro, como já era esperado, há para-choques exclusivos, grade ligeiramente redesenhada, trilhos no teto, molduras plásticas nas caixas de rodas e protetores na base das portas. Em relação ao vão livre, o Stepway tem 17,4 cm.

Plataforma agora é a mesma utilizada pelo Renault Clio Dacia/Divulgação

Os irmãos de dois volumes ainda dividem grandes semelhanças com o sedã do lado de dentro. Só que, nas imagens divulgadas, foi mostrado o sistema de entretenimento que será oferecido de série nas versões mais baratas dos Dacia.

De acordo com a explicação do fabricante romeno, o equipamento será parecido com o Live On, da Fiat, que se baseia no celular do próprio usuário para reproduzir músicas e rádios. Ainda haverá a opção de central mostrada no Logan.

Continua após a publicidade

Painel segue as mesmas linhas já apresentadas para o novo sedã Dacia/Divulgação

Em relação ao espaço interno, a dupla Sandero e Stepway perdeu 4 cm de entre-eixos quando comparados ao irmão sedã e tem 2,60 m. Na largura, por sua vez, são iguais. Já no porta-malas, os modelos menores comportam até 328 l.

Para a Europa, o hatch terá opção de câmbio manual com seis marchas Dacia/Divulgação

Todas as medidas são bem parecidas com a geração atual do hatch, que é feita em São José dos Campos (PR) e recebeu uma atualização exclusiva para nosso mercado no ano passado: são 2,59 m de entre-eixos e 320 l no porta-malas.

Não há mesinhas para a segunda fileira, como no novo Logan Dacia/Divulgação

Para o Velho Continente, haverá apenas três opções de motorização (e nenhuma diesel). Nas versões mais baratas, será o 1.0 aspirado de 66 cv, depois há o 1.0 turbo de 91 cv e, por fim, a opção 1.0 turbo de 101 cv movido a gás natural.

Porta-malas de 328 l é um pouco maior que na geração atual Dacia/Divulgação

Com isso, haverá apenas configurações de 3-cilindros para toda a linha, que também terá sistema start-stop de série. Enquanto as versões de entrada terão câmbio manual de cinco marchas, as demais podem ser manual seis marchas ou CVT.

Nesta geração, toda a família também abandonará a plataforma B0, que estreou com o primeiro Logan, para receber a base modular CMF-B do Renault Clio europeu. E, como dissemos, a nacionalização dos modelos não foi aprovada ainda, mas a engenharia local já trabalha nela.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)