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Novo Porsche Cayenne tem cara de Panamera e tecnologias de 911

Repaginado de ponta a ponta, SUV tem design mais harmonioso e uma generosa lista de itens de série

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 ago 2017, 20h49
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  • Preços do SUV começam em quase 75 mil euros no mercado europeu (Porsche/Divulgação)

    A terceira geração do Cayenne finalmente está entre nós. O modelo mais vendido da Porsche chega às ruas completamente renovado, trazendo novas motorizações, transmissões e versões.

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    Inicialmente apenas duas motorizações serão oferecidas – outras versões serão oferecidas futuramente, incluindo uma opção híbrida. A versão de entrada é chamada simplesmente de Cayenne (veja abaixo) e vem com um motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha.

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    São 345 cv, ou 40 cv a mais do que seu antecessor. A montadora indica aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade final de 245 km/h.

    Versão de entrada tem um motor 3.0 turbo de 345 cv (Porsche/Divulgação)

    Já o Cayenne S (abaixo) sai da fábrica com um motor 2.9 V6 biturbo de 446 cv, um aumento de 20 cv frente à antiga versão. Se equipado com o pacote opcional Sport Chrono, o modelo leva menos de cinco segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

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    SUV traz eixo traseiro esterçante, recurso já oferecido no 911 e no Panamera (Porsche/Divulgação)

    Segundo a Porsche, o Cayenne traz muito do 911. Uma das tecnologias aproveitadas no esportivo é o eixo traseiro esterçante, introduzida pela primeira vez no SUV, mas presente em modelos como Panamera e 911.

    O recurso serve tanto para manter a estabilidade em velocidades elevadas como para facilitar as manobras em baixa velocidade.

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    Assim como outros modelos da marca, o Cayenne traz quatro modos de condução (Normal, Sport, Sport Plus e Individual).

    Sistema de tração integral é item de série nas duas versões (Porsche/Divulgação)

    A lista de equipamentos inclui ainda câmera de visão noturna com sensor térmico, alerta de permanência em faixa, leitura de placas de trânsito, assistente de congestionamento (que usa o piloto automático adaptativo para movimentar o veículo sem intervenção do motorista em baixa velocidade), sistema de estacionamento semiautônomo, câmera com visão de 360 graus, entre outros.

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    Além disso, o Cayenne vem com tração integral, sistema de amortecedores adaptativos (que se adapta às irregularidades do piso), controle dinâmico de chassi (ajuda a controlar a rolagem da carroceria) e suspensão a ar, de acordo com a versão.

    SUV está quase 5 milímetros mais longo (4,91 metros) e 2 milímetros mais largo (1,98 metro) do que antes (Porsche/Divulgação)

    Pesando 65 kg a menos do que antes, o carro está quase 5 milímetros mais longo (4,91 metros) e 2 milímetros mais largo (1,98 metro) do que a geração anterior.

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    A altura foi mantida em 1,70 metro e o espaço interno cresceu 63 milímetros mesmo sem alterações nos 2,89 metros da distância entre eixos. A capacidade do porta-malas aumentou em 100 litros, passando para 770 litros.

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    Os designers da Porsche parecem ter se espelhado na linha Panamera antes de bolar as linhas definitivas do novo Cayenne. Isso porque os modelos parecem compartilhar vários elementos, como o desenho das lanternas (interligadas por uma régua preta com o nome da fabricante) e dos faróis.

    Olhando o SUV por trás, não dá para esconder a semelhança com a perua Panamera Sport Turismo. A inspiração também se faz presente do lado de dentro: um largo console central separa os bancos dianteiros e agrupa diversas funções em volta da manopla do câmbio automático.

    Logo acima há uma grande tela de 12,3 polegadas sensível ao toque destinada para o sistema de entretenimento a bordo.

    O largo console central é tomado pela tela de 12,3 polegadas com resolução em alta definição (Porsche)

    A transmissão é uma inédita Tiptronic S de oito velocidades com opção de trocas sequenciais. Segundo a Porsche, a caixa vai bem tanto na condução esportiva em estradas quanto longe do asfalto.

    Há um seletor de modos de condução para terrenos acidentados com cinco configurações: onroad (padrão de fábrica), lama, cascalho, areia ou pedras.

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    Nas condições mais delicadas, o Cayenne conta com a assistência do sistema de distribuição de tração entre os eixos, chamado pela marca de Porsche Traction Management.

    Desenho da traseira lembra a recém-apresentada Panamera Sport Turismo (Porsche/Divulgação)

    O sistema de freios do Cayenne estreia uma nova tecnologia dentro da linha Porsche. Trata-se do Porsche Surface Coated Brake (PSCB), ou seja, um disco de freio fundido com uma “cobertura” de carbeto de tungstênio.

    Este acabamento eleva os valores de fricção e diminui a “sujeira” gerada pelos discos de freio. As pinças, aliás, receberam uma pintura branca.

    Vale ressaltar que esta tecnologia é oferecida como opcional nas duas versões, desde que equipadas com rodas de 20 ou 21 polegadas. Os discos de freio de cerâmica permanecerão em linha nas configurações mais caras – e de alto desempenho.

    Versão S tem motor 2.9 V6 biturbo de 446 cv e vai de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos (Porsche/Divulgação)

    O utilitário esportivo já está à venda no mercado europeu. Na Alemanha, o SUV parte de 74.828 euros na versão Cayenne e 91.964 euros na Cayenne S.

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