Pouco mais de três meses após a revelação do novo 308, chegou a vez de a Peugeot apresentar a 308 SW. Recebendo elogios pelo design do hatch, a decisão da marca francesa foi de seguir as mesmas linhas na perua.
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O modelo estará disponível com diversas opções de motores na Europa. O primeiro será um 1.2 PureTech com duas versões, uma com 110 cv e a outra gerando 130 cv. A variante a diesel é comandada pelo 1.5 BlueHdi, capaz de gerar 130 cv.
Por último, a maior novidade é a presença de motorizações híbridas, assim como no 308 hatch.
Serão duas as configurações eletrificadas. A primeira, batizada de Hybrid 225, utiliza um motor de 182 cv a gasolina combinado a um elétrico de 110 cv, com 225 cv totais. Nesta versão, a autonomia é de até 59 quilômetros utilizando apenas eletricidade, no ciclo WLTP. A segunda opção é a Hybrid 180, que combina outro motor a gasolina, de 152 cv, com mesma unidade elétrica anterior, e 180 cv totais.
Outro atrativo da perua é o visual, além de ser o segundo modelo com o novo logo da Peugeot depois do “irmão” hatch. A grade traz detalhes horizontais que dão a impressão de tridimensionalidade, mas não invadem o para-choque, como no novo 3008 que acaba de chegar ao Brasil.
Os faróis afilados e ligados à grade são totalmente iluminados por LEDs, assim como a faixa que desce pelo para-choque, imitando dentes felinos. O nome do modelo vem grafado próximo à base do capô.
A traseira da station wagon também segue os traços do hatch, com lanternas com horizontais que invadem a tampa do porta-malas e reproduzem a iluminação inspirada nas garras de um leão, com três riscos. Os volumes são bem marcados e produzem belos efeitos de luz e sombra.
O para-choque, volumoso, abriga as luzes de neblina e de ré em uma peça vertical. Ao lado, apliques cromados simulam saídas duplas de escape. Acima do logo da Peugeot, um vinco bem marcado forma uma espécie de aerofólio.
Nas dimensões, são 4,64 metros de comprimento e 2,73 m de entre-eixos, 5,5 cm a mais que o hatch. O porta-malas possui 608 litros na versão a combustão, contra 548 litros na híbrida. Para abrir, basta utilizar um comando na chave ou passar o pé abaixo do para-choque traseiro.
O interior é idêntico ao já visto no 308 hatch, com o conceito i-Cockpit para o quadro de instrumentos digital (posicionado acima do volante) e central multimídia de 10 polegadas. Agora, há a possibilidade de conectar dois smartphones via Bluetooth ao mesmo tempo.
O painel é todo voltado para o motorista e tem traços futuristas, com linhas retas e angulosas. As saídas de ar centrais e direita formam visualmente uma única peça.
Um seletor de modo de direção permite que o motorista escolha entre os modos Electric, Hybrid, Eco, Normal e Sport. Além disso, há iluminação ambiente em LED, com oito opções de cores para iluminar o interior. Os bancos têm Alcantara, malha e até couro Nappa colorido. O sistema de som da marca Focal foi feito sob medida para a família 308 e conta com 10 alto-falantes.
Em termos de segurança o carro oferecerá piloto automático adaptativo, frenagem automática e assistente de mudança de faixa. Suas quatro câmeras (dianteira, traseira e duas laterais) e demais sensores servirão para a visão em 360º na hora da baliza.
Para o Brasil, a situação da perua é a mesma do hatch: ainda não há qualquer indício de que o modelo será vendido por aqui. Para o mercado brasileiro, a Stellantis anunciou por enquanto que trará o 208 e-GT no segundo semestre. Será que o primeiro eletrificado da empresa no país poderá abrir as portas para a família 308?