Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Mercedes-AMG C 43 troca motor V6 por 2.0 e passa dos 400 cv

Sedã esportivo trocou motor V6 biturbo por um 2.0 com turbo elétrico mais potente e híbrido

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 abr 2022, 12h12 - Publicado em 28 abr 2022, 12h10
2023-Mercedes-AMG-C43
 (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

A primeira versão AMG da nova geração do Mercedes Classe C ainda não é a mais potente, mas já surpreende. O novo Mercedes‑AMG C 43 se desfez do antigo motor V6 3.0 biturbo de 390 cv e agora aposta em um 2.0 turbo eletrificado, que é bem mais potente.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

É a primeira vez que um Classe C AMG tem motor de quatro cilindros (os anteriores tiveram pelo menos cinco cilindros). Este novo motor é o mesmo que equipa o novo Mercedes-AMG SL 43, o M139 2.0 com injeção direta e indireta, e um turbocompressor elétrico

2023-Mercedes-AMG-C43
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Essa tecnologia é usada pela Mercedes na Fórmula 1 e consiste em usar um pequeno motor elétrico (tem apenas 4 cm de diâmetro) para impulsionar o turbocompressor, em vez dos gases de escape. Desse modo, ele se torna eficiente desde as baixas rotações até as mais altas, garantindo potência extra nas acelerações e ajudando no consumo.

2023-Mercedes-AMG-C43
(Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

De acordo com a Mercedes, no sedã esportivo o turbo elétrico consegue trabalhar em velocidades de até 175.000 rpm (contra 170.000 rpm no SL) e atua em todas as faixa de rotação do motor, garantindo melhor resposta do pedal do acelerador, mais torque nas arrancadas e melhor aceleração nas retomadas, já que o sistema elétrico mantém o turbo funcionando, mesmo depois de uma frenagem.

2023-Mercedes-AMG-C43
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Não por acaso, o AMG C 43 é mais potente que o SL 43. O motor 2.0 chega aos 408 cv e 51 kgfm em rotação mais elevada que a usual: 5.000 rpm. O antigo motor entregava 52 kgfm entre 2.500 e 5.000 rpm. E ainda tem o impulso extra de 14 cv do alternador/gerador por correia que trabalha a 48V – mesma tensão do turbo elétrico. 

2023-Mercedes-AMG-C43
(Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

O câmbio também mudou. Se antes usava o automático AMG Speedshift TCT 9G, de nove velocidades, agora usa o câmbio automático MCT com embreagem de partida úmida, que substitui o conversor de torque, que antes era reservado apenas para os modelos mais potentes. Mas a tração permanente nas quatro rodas, a 4Matic com diferencial central que distribui a potência na proporção 31:69 (a favor do eixo traseiro).

2023-Mercedes-AMG-C43
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Outra novidade do AMG C43 é o esterçamento das rodas traseiras em até 2,5° quando em sentido oposto às rodas dianteiras e em 0,7° para acompanhar a mesma direção, o que acontece por padrão a partir dos 100 km/h (mas pode acontecer mais cedo, dependendo do modo de condução). Há cinco modos: Comfort, Sport, Sport+, Slippery rain e Individual.

Continua após a publicidade

O sedã esportivo ainda tem suspensão adaptativa e uma variedade de rodas com diâmetro entre 18 e 20 polegadas.

2023-Mercedes-AMG-C43
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Apesar da perda de dois cilindros, o Mercedes-AMG C 43 está 60 kg mais pesado que seu antecessor: são 1.690 kg. No entanto, o tempo de aceleração foi reduzido em 0,1 s: o sedã faz esse cumpre o zero a 100 km/h em 4,6 s e a perua em 4,7 s. A velocidade máxima é de 250 km/h por padrão ou 265 km/h com o AMG Driver’s Package opcional.

2023-Mercedes-AMG-C43
(Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

No visual, as diferenças do Classe C AMG para o convencional fica por conta do kit de carroçaria AMG Line, com grade exclusiva com aletas verticais, um difusor largo no para-choque traseiro e quatro saídas de escape redondas. O sedã também tem um pequeno spoiler na tampa do porta-malas.

Compartilhe essa matéria via:
2023-Mercedes-AMG-C43
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Na cabine há bancos esportivos, acabamento com cores contrastantes e volante com botões adicionais que controlam os modos de condução. Os grafismos do quadro de instrumentos virtual também foram alterados. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.