Novo Lamborghini Urus será elétrico e já tem data para ser lançado
Lamborghini Urus híbrido plug-in estreia em 2024, mas se tornará o segundo elétrico da marca em 2029
Os próximos anos serão de transformação na Lamborghini. De agora em diante, todos os seus carros serão eletrificados, mas o destino do Urus é se tornar um SUV elétrico até o final desta década.
As últimas declarações do CEO da marca, Stephen Winkelmann, à imprensa britânica deram pistas sobre isso. No fim de 2024 o Lamburghini Urus ganhará versões híbridas plug-in, tornando-se o segundo modelo híbrido plug-in da marca italiana.
Atualmente, o Urus tem motor V8 4.0 biturbo que gera até 666 cv . Com as iminentes versões HPEV, o motor a combustão continuará o mesmo, porém, será adicionado um motor elétrico de 180 cv, podendo elevar a potência do SUV a incríveis 846 cv. Esse motor elétrico será alimentado por uma bateria de 25 kWh, proporcionando ao veículo cerca de 90 km de autonomia elétrica.
O primeiro Lamborghini híbrido é o Revuelto, substituto do Aventador. Ele tem o motor V12 6.5 combinado a 3 motores elétricos, somando mais de 1000 cv de potência.
O próprio CEO disse estar surpreso com a aceitação do mercado à esta nova fase da Lamborghini: “Ninguém esperava que nossos híbridos plug-in fossem aceitos tão rapidamente”, diz Winkelmann.
Nova fase elétrica da Lamborghini
O CEO da marca italiana já confirmou o lançamento do do Urus elétrico para 2029. Contudo, o SUV não será o primeiro carro totalmente elétrico da empresa. Um carro inédito com jeito de crossover GT será lançado um ano antes. O carro-conceito que adiantará as linhas deste novo carro será revelado neste fim de semana, durante a Monterrey Car Week, na Califórnia.
Além destes dois projetos de carros elétricos, a Lamborghini também planeja um futuro hipercarro. Porém, por falta de verba e das mudanças necessárias para o crescimento da empresa, o futuro hipercarro não sairá do papel tão cedo.