Além de passar a ser importado, o novo Honda Civic será vendido no Brasil apenas com mecânica híbrida, conforme antecipado por QUATRO RODAS. E o novo Civic hatch para o mercado europeu antecipa a mecânica que já vem sendo testada no Brasil.
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Na prática, esse Civic e:HEV usa o mesmo conjunto mecânico do Accord e:HEV, lançado no Brasil em meados de 2021 e que já está com importações suspensas.
Ou seja, ele usa um motor 2.0 a gasolina com injeção direta e ciclo Atkinson, com eficiência térmica de 41%, e que na maior parte do tempo só gera energia para os outros dois motores elétricos (sendo que um atua como gerador na maior parte do tempo. O motor principal, porém, é um elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm.
O motor a gasolina só impulsiona o carro em velocidade altas e constantes, conectado diretamente ao diferencial. Assim como o Accord, o novo Civic e:HEV não tem câmbio.
A Honda divulga que o Civic híbrido tem uma bateria de íons de lítio com 72 células, mas não sua capacidade. De toda forma, o hatch médio é capaz de alcançar um consumo de 20 km/l em ciclo WLTP.
O Honda Civic hatch não será vendido no Brasil, mas tem particularidades interessantes. A tampa do porta-malas, por exemplo, é feita em resina (lembra do Fiat Tipo?) e, diz a fabricante, é 20% mais leve que uma convencional, de aço.
Também tem equipamentos que interessam ao Brasil, como o quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas, a central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio e sistema de som Bose.
A lista de equipamentos de série também contempla o Honda Sensing, com câmera e quatro sensores e radares que viabilizam o piloto automático adaptativo, o assistente de permanência em faixa e a frenagem autônoma de emergência.
O lançamento do novo Honda Civic híbrido no Brasil, na carroceria sedã, é esperado para o segundo semestre,