A tradicional montadora do Reino Unido, MG, que hoje pertencente à chinesa SAIC, revelou o carro elétrico com o qual pretende enfrentar o Volkswagen ID.3, um dos EVs mais vendidos da Europa e que deve estrear no Brasil em 2022.
O MG4 EV, que na China chama-se MG Mulan em homenagem à heroína lendária, é um hatch médio que assume a posição de carro de entrada da marca, concorrendo também com modelos como o Hyundai Ioniq 5 e o Kia EV 6. Justamente por isso, é um carro cheio de tecnologia e com design atraente.
O hatch estreia a versátil plataforma MSP, que poderá ser usada em veículos de diferentes segmentos, como SUVs e até esportivos, e com tração traseira ou integral, de acordo com a MG. Outros destaques da arquitetura são sua distribuição de peso, de 50:50 entre os eixos e a altura da bateria, de 1,1 cm. Essas características melhoram a dirigibilidade do veículo. A empresa também afirmou que, no futuro, tecnologia de troca de baterias estará disponível.
O MG4 terá duas opções de bateria, de 51 kWh e 64 kWh, oferecendo, respectivamente, 350 km e 452 km de autonomia, no ciclo WLTP. Isso significa que ele aguenta rodar um pouco mais que as versões de entrada do ID.3, que tem 330 km e 420 km de alcance, mas perde para a versão mais cara, que anda até 550 km com uma carga, segundo a VW.
O motor não teve suas especificações de potência e torque divulgadas, mas sabe-se que ele será montado na traseira em todas as versões, deixando aberta a possibilidade para um modelo com tração integral no futuro.
No visual, o MG4 se destaca pela agressividade. A dianteira dispensa a grade e traz linhas e faróis que dão uma cara mais agressiva ao hatch. As rodas e, principalmente, o aerofólio duplo, que parece ser uma extensão do teto de vidro, também contribuem para aumentar a esportividade.
Por dentro, o acabamento não ousa nas cores — diferente da chamativa carroceria laranja mostrada — apostando no preto básico. Há duas telas individuais, a maior para a central multimídia e outra menor para o quadro de instrumentos digital. Funções como volume, ar-condicionado e pisca-alerta serão controladas por botões físicos, logo acima das saídas de ar, e um seletor giratório substitui a tradicional alavanca de câmbio.
Sem divulgar valores, David Allison, chefe de Produtos e Planejamento da MG Motor UK, afirma apenas que o MG4 EV terá um “excelente custo-benefício”, como se espera do segmento que ele pertencerá. A montadora disse que mais informações serão reveladas em breve.