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SUV elétrico da Hyundai acelera como esportivo e roda 480 km sem recarga

Utilitário marca estreia da subsidiária de elétricos da Hyundai e mostra o cartão de visitas da poderosa plataforma E-GMP

Por Eduardo Passos
23 fev 2021, 19h08
Novo Ioniq 5 chega esse ano, estreando a submarca elétrica da Hyundai
Novo Ioniq 5 chega esse ano, estreando a submarca elétrica da Hyundai (Divulgação/Hyundai)

Uma das líderes na corrida pela eletrificação, a Hyundai apresentou, nesta terça-feira (23), o primeiro modelo da Ioniq – sua submarca 100% voltada aos veículos elétricos.

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Trata-se do SUV médio 5, que estreará a nova plataforma veicular E-GMP e todas as suas funcionalidades, apresentadas no ano passado. 

Por fora, o Ioniq 5 pouco lembra os modelos recentes da Hyundai, no que a própria companhia justificou como uma superação de “normas do passado e exploração da liberdade que as plataformas elétricas oferecem”. 

Curiosamente, seu design é vagamente inspirado justamente no primeiro da coreana, o Pony, de 1975. Entretanto, as linhas quadradas do novo utilitário são mais estéticas e buscam remeter à modernidade, assim como faróis e lanternas que simulam pixels e relembram displays antigos.

Faróis quadrados conectam o clássico Pony aos pixels das telas
Faróis quadrados conectam o clássico Pony aos pixels das telas (Divulgação/Hyundai)

O Ioniq 5 é grande, e só de entre-eixos são 3 metros. Assim, sobra espaço interno e há dois porta-malas: o traseiro com 531 l e outro sob o capô, com até 51 l, dependendo da versão. A posição dos motores também é pensada para não ocupar volume útil e, ao mesmo tempo, acrescentar estabilidade na direção.

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Ao todo são 4,6 m de comprimento, 1,9 m de largura e 1,6 m de altura, em poucas curvas. Obviamente não há grade frontal e a Hyundai se esforçou para diminuir as lacunas entre peças a fim de melhorar a aerodinâmica. Logo, acima do para-choques (aparentemente parte da carroceria) já estão os faróis.

Visão geral da E-GMP, que será base para 23 carros elétricos até 2025
Visão geral da E-GMP, que serve de base ao Ioniq 5 (Divulgação/Hyundai)

Maçanetas embutidas também visam eficiência, assim como chamativas rodas de aro 20 cujos raios formam uma espécie de mandala quadrática. As lacunas, entretanto, são tampadas, assim como os parafusos.

Interior é amplo, sóbrio e ecologicamente correto
Interior é amplo, sóbrio e ecologicamente correto (Divulgação/Hyundai)

Por dentro, a Hyundai aproveitou o espaço amplo para aplicar o conceito “Living Space”, no qual ergonomia e conforto são pensados não só para enquanto o carro estiver em movimento.

Isso resulta em detalhes majoritariamente brancos, além de amplo teto solar que aumenta a sensação de liberdade, também favorecida pelo assoalho plano e pelos bancos 30% mais finos mas tão confortáveis quanto antes, afirma a empresa.

Para justificar o apelo ambiental, o plástico interno é feito de garrafas PET, enquanto couro e todos os tecidos são vegetais, assim como as suas três opções de cores.

Há duas telas de 12 polegadas, sendo uma para o motorista e outra para central multimídia
Há duas telas de 12 polegadas, sendo uma para o motorista e outra para central multimídia (Divulgação/Hyundai)

O painel também é clean, e os mostradores tradicionais dão lugar uma tela retangular idêntica (e embutida) à central multimídia, com 12 polegadas cada. Os controles de ar-condicionado, luzes e limpadores seguem físicos.

A central é enxuta por querer, já que o Ioniq 5 estreia o head-up display da Hyundai, capaz de transformar o para-brisas em uma terceira tela com realidade aumentada. Enriquecendo a experiência, há automação veicular de nível 2, capaz de guiar o SUV por conta própria em condições tranquilas.

Jogo de luzes têm pegada retrô
Jogo de luzes têm pegada retrô (Divulgação/Hyundai)

Existem duas opções de baterias e motores, com autonomia máxima de 480 km. A configuração mais potente traz um motor em cada eixo e tração integral, fazendo de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. As células de energia são do tipo bursiformes, economizando espaço e usando seu peso para diminuir o centro de gravidade do veículo, tornando-o mais estável e confortável na rodagem.

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A versão mais cara, de tração integral permanente, atinge 305 cv e 61,6 kgfm de torque, com velocidade máxima sendo limitada a 185 km/h em todos os modelos. O carregamento pode ser feito tanto em 400 V ou 800 V, abrindo espaço para uso de tomadas rápidas ou comuns sem necessidade de adaptadores.

Rodas e parafusos tampados contribuem para a autonomia
Rodas e parafusos tampados contribuem para a autonomia (Divulgação/Hyundai)

Na melhor das condições, é possível ir de 10% a 80% de carga em 18 minutos, com 5 minutos já garantido 100 km de rodagem. Ao mesmo tempo é possível carregar outro carro utilizando a energia do 5, numa espécie de chupeta elétrica.

Programado para o primeiro semestre deste ano e ainda sem preço revelado, o Ioniq 5 almeja ser o pioneiro da Hyundai na sua nova fase elétrica. Ao todo serão 25 modelos baseados na E-GMP lançados até 2025, com o sedã Ioniq 6 e o SUV grande Ioniq 7 já próximos do anúncio. A montadora não detalhou planos para o Brasil.

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