Chevrolet aumenta preços em até 5,8% e condena produção de versões básicas
Chevrolet promoveu aumentos de até 5,8% nos preços e, enquanto o Joy parte dos R$ 55.190 o novo Onix básico custa R$ 56.290
Após aumento de 4% para toda a gama de modelos em maio, a Chevrolet anunciou novo reajuste para sua tabela de julho. Variam entre 1,5% e 5,8% e, desta vez, também afetam os modelos importados.
O maior aumento percentual foi no carro mais barato da marca. O Chevrolet Joy, o Onix da geração passada, viu seu preço inicial passar dos R$ 52.150 para R$ 55.190.
Já o Onix da nova geração em sua versão básica, que agora custa R$ 56.290. O aumento médio do modelo foi de 3%. Ainda assim, a versão pode se tornar raridade nas lojas.
Essa questão, porém, pode não chegar às lojas. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, disse que a Chevrolet suspendeu a produção de versões para as quais não consegue repassar os aumentos. E são justamente as versões mais baratas de seus carros.
Zarlenga não disse quais carros serão impactados pela decisão, mas esclareceu que a decisão se deu pela desvalorização do real frente ao dólar. Essa também é a justificativa dos recentes aumentos de preços dos Chevrolet e todas as marcas que atuam no mercado brasileiro.
O que acontece é que muitos componentes eletrônicos e de alta tecnologia são importados. A alta destes componentes é ainda mais sensível nas versões básicas, com menor rentabilidade. Para Zarlenga, nestes casos é melhor não produzir carros para evitar perda de dinheiro a cada venda.
Versões mais caras têm margens de lucro maiores. Isso porque cada equipamento extra, seja de conforto ou de tecnologia, tem valor percebido para o cliente maior do que ele efetivamente custa para a fabricante e isso facilita.
Já nas versões básicas, que costumam ter menos procura mas são responsáveis por atrair clientes pelo preço mais baixo, não se tornam rentáveis nem mesmo com o reajuste nos preços.
Contudo, por ter projeto mais antigo e seu desenvolvimento pago, um Chevrolet Joy tende a se tornar mais rentável que a versão básica da nova geração. Por isso, sua produção não deve ser afetada.
Outros aumentos
Desta vez, o menor aumento de preços foi para o Chevrolet Equinox, que teve reajuste de 1,5%. Para Montana, Camaro, Cruze e novo Tracker o aumento foi de 2,5%, enquanto a Spin chega à linha 2021 com preços 3,5% mais altos.
Já a picape S10 e seu SUV, Trailblazer, estão 4,2% mais caros em todas as versões. Já para o elétrico Bolt o aumento foi de 2.5%.
A Chevrolet divulgou o aumento médio de cada modelo, mas não sua nova tabela de preços. Os valores a seguir são estimados, baseados nas informações divulgadas pela fabricante.
Joy – De R$ 52.150 para R$ 55.190
Joy Black – De R$ 52.930 para R$ 56 mil
Joy Plus – De R$ 56.090 para R$ 59.350
Joy Plus Black – De R$ 56.890 para R$ 60.190
Onix 1.0 (MT) – De R$ 53.050 para R$ 56.290
Onix 1.0 LT (MT) – De R$ 55.790 para 57.470
Onix 1.0 Turbo (AT) – De R$ 60.390 para R$ 62.200
Onix 1.0 Turbo LT (MT) – R$ 62.690 para R$ 64.570
Onix 1.0 Turbo LT (AT) – De R$ 68.400 para R$ 70.450
Onix 1.0 Turbo LTZ (MT) – De R$ 65.990 para R$ 67.970
Onix 1.0 Turbo LTZ (AT) – De R$ 71.650 para R$ 73.800
Onix 1.0 Premier (AT) – De R$ para R$ 75.490 para R$ 77.760
Onix 1.0 Premier II (AT) – De R$ 78.690 para R$ 81.050
Onix Plus 1.0 LT (MT) – De R$ 59.290 para R$ 61.070
Onix Plus 1.0 Turbo (AT) – De R$ 63.690 para R$ 65.600
Onix Plus 1.0 Turbo LT (MT) – De R$ 66.750 para R$ 68.750
Onix Plus 1.0 Turbo LT (AT) – De R$ 68.400 para R$ 70.450
Onix Plus 1.0 Turbo LTZ (MT) – De R$ 69.990 para R$ 72.090
Onix Plus 1.0 Turbo LTZ (AT) – De R$ 75.550 para R$ 77.820
Onix Plus 1.0 Turbo Premier (AT) – De R$ 79.090 para R$ 81.470
Onix Plus 1.0 Turbo Premier II (AT) – R$ 82.250 para R$ 84.720
Cruze 1.4 LT (AT) – De R$ 102.690 para R$ 105.260
Cruze 1.4 Premier I (AT) – De R$ 113.090 para R$ 115.920
Cruze 1.4 Premier II (AT) – De R$ 125.590 para R$ 128.730
Cruze Sport6 LT (AT) – De R$ 102.690 para R$ 105.260
Cruze Sport6 Premier I (AT) – R$ 114.150 para R$ 177 mil
Cruze Sport6 Premier II (AT) – R$ 126.590 para R$ 126.600
Montana 1.4 LS – De R$ 59.450 para R$ 60.940
Montana 1.4 Sport – De R$ 71.250 para R$ 73.030
S10 2.8 4×4 (MT) Cabine Simples – De R$ 145.890 para R$ 152.020
S10 2.8 4×4 (MT) Chassi Cabine – De R$ 138.290 para R$ 144.100
S10 2.5 Advantage CD (MT) – De R$ 119.590 para R$ 124.600
S10 2.5 LT CD (AT) – De R$ 135.490 para R$ 141.100
S10 2.5 LT 4×4 CD (AT) – De R$ 140.990 para R$ 146.900
S10 2.8 LT 4×4 CD (AT) – De R4 181.290 para R$ 188.900
S10 2.8 LTZ 4×4 CD (AT) – De R$ 206.190 para R$ 214.850
S10 2.8 High Country 4×4 CD (AT) – De R$ 213.290 para R$ 222.250
Spin 1.8 LS (MT) – De R$ 75.150 para R$ 77.790
Spin 1.8 LT (MT) – De R$ 80.150 para R$ 82.960
Spin 1.8 LT (AT6) – De R$ 85.650 para R$ 88.650
Spin Premier (MT) – De R$ 92.150 para R$ 95.390
Spin Premier (AT6) – De R$ 96.250 para R$ 99.620
Spin Activ 5 (AT6) – De R$ 94.590 para R$ 97.900
Spinc Activ 7 (AT6) – De R$ 98.290 para R$ 101.730
Tracker 1.0 (MT) – De R$ 85.290 para R$ 87.400
Tracker 1.0 T (AT6) – R$ 93.490 para R$ 95.820
Tracker 1.2 (AT6) – De R$ 94.090 para R$ 96.440
Tracker 1.2 LTZ (AT6) – De R$ 103.890 para 106.490
Tracker 1.2 Premier (AT6) – De R$ 116.490 para R$ 119.400
Equinox 1.5 LT – De R$ 135.190 para R$ 137.220
Equinox 1.5 Midnight – De R$ 137.290 para R$ 139.350
Equinox 1.5 Premier – De R$ para R$
Equinox 2.0 Premier – De R$ para R$
Trailblazer 2.8 Premier 4×4 (AT) – De R$ 257.490 para R$ 268.300
Bolt – De R$ 209.990 para R$ 215.240
Camaro – De R$ 344.090 para R$ 352.700
Camaro Conversível – De R$ 382.850 para R$ 392.420
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.