Novo Chevrolet Onix: 4 coisas mais legais e 4 em que ele perde para o Plus
Conhecemos de perto e até entramos na cabine da segunda geração do hatch. E notamos algumas diferenças em relação ao sedã
O Chevrolet Onix Plus, substituto do Prisma, já está chegando às concessionárias da marca da GM. Entretanto, quem quiser comprar a nova geração do Onix hatch terá de esperar até novembro, apesar de seus preços já terem sido divulgados.
Como a fabricante não quis esperar e já apresentou o dois-volumes aos jornalistas em Porto Alegre (RS), na semana passada, QUATRO RODAS entrou no compacto e constatou quatro detalhes em que ele é mais legal do que irmão sedã, além de quatro outros em que deixa a desejar.
Quase todas as diferenças estão da coluna B para trás, visto que ambos são idênticos do balanço dianteiro até ela Confira:
Os quatro detalhes mais legais
1) Mais divertido e ágil
Se o Onix Plus possui uma dinâmica a agradável, o hatch tem tudo para ser ainda mais esperto. Afinal, será menor e mais leve (seu peso deve ficar abaixo de 1 tonelada), além de ser mais baixo do que o atual Onix.
Assim, tem tudo para proporcionar acelerações empolgantes e ser bastante ágil em manobras.
2) Mesmos equipamentos a preço menor
Se o que você busca é agilidade para rodar na cidade, além de certa dose de tecnologia, mas não precisa de tanto espaço na fileira traseira nem no porta-malas, talvez valha esperar mais dois meses.
Isso porque as versões do hatch equivalentes às do três-volumes trazem os mesmos equipamentos e custam, em média, R$ 3.000 a menos.
3) Porta-malas mais prático, seguro e bem acabado
O bagageiro do Onix hatch será obviamente menor que o do Onix Plus. Por outro lado, na configuração de dois volumes o compartimento é todo forrado, sem estampas da carroceria à mostra.
E se o Onix Plus oferece um porta-malas que abre sem qualquer tipo de amortecimento, e cujo destravamento só ocorre via chave ou botão no console central, o hatchback parece mais bem resolvido nesse quesito.
Nele, há um comando elétrico na base da própria tampa, além de braços pantográficos que suavizam a subida e ajudam a evitar, por exemplo, uma batida brusca da peça no queixo do usuário.
4) Cor de lançamento
Apenas o Onix hatch terá a cor de lançamento laranja Tiger, mais legal do que qualquer opção presente no sedã.
Os quatro detalhes inferiores
1) Espaço interno menor
Para quem precisa de espaço para a família, seja na cabine ou no bagageiro, o Onix hatch não será a melhor escolha.
Isso porque sua distância entre-eixos cresceu bem menos que a do Plus (2,60 mestros), ficando em aproximadamente 2,55 m (o dado oficial ainda não foi divulgado).
Na prática, o vão para as pernas na fileira traseira é quase tão apertado quanto antes, e o volume do porta-malas deve crescer pouco além dos 280 litros oferecidos atualmente, para cerca de 300 l.
2) Lanternas traseiras simplificadas
As lanternas traseiras do novo Onix até possuem uma assinatura de led legal na versão Premier, mas a opção por usar peças únicas e não bipartidas, como no sedã, deixou o conjunto com aspecto comum.
Nesse ponto, o custo venceu o estilo, já que o Onix hatch não será vendido na China, como seu irmão, e portanto terá uma escala menor de produção, voltada basicamente à América do Sul.
3) Visual traseiro menos chamativo
A GM foi conservadora ao desenhar a traseira do novo Onix hatch, deixando-a muito parecida com a da primeira geração.
Sim, a silhueta é mais larga e baixa, com tampa de porta-malas mais proeminente. Além disso, o caimento da coluna C lembra o da primeira geração do Cruze, tornando sua silhueta menos “bolinha” e mais esportiva.
Mas ele não é tão chamativo quanto o sedã, que chega com pinta mais classuda, parecendo veículo de segmento superior.
4) Para-choque traseiro recuado
Um detalhe que nos intrigou no novo Onix hatch foi a opção por um para-choque traseiro recuado, deixando a tampa do porta-malas bastante exposta em caso de colisão traseira.
É uma solução que a Honda e a Ford recentemente abandonaram e em Fit e Ka, respectivamente, e que pode pesar levemente contra a reputação do compacto da GM ao longo dos anos.