Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo caminhão ‘FêNêMê’ elétrico tem 350 cv e já roda em testes no Brasil

O caminhão FNM 833 não está completamente finalizado, mas já conta com motor elétrico que rende 350 cv e torque instantâneo de 356,9 kgfm

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 dez 2020, 16h48
FNM 833
(FNM/Divulgação)

A FNM (Fábrica Nacional de Motores), mais conhecida como “FêNêMê”, ensaia seu retorno à ativa com novos caminhões. E dessa vez eles são elétricos – e os primeiros protótipos funcionais já estão prontos.

A produção é feita na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul (RS), que além do espaço cede também o chassi dos seus caminhões. A cabine é feita de fibra de vidro e tem dianteira inspirada nos clássicos FNM produzidos entre 1951 e 1977.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90

Na última semana, as primeiras imagens do FNM 833 com PBT (peso bruto total)  de 18 toneladas foram divulgadas. O caminhão ainda não está completamente finalizado, mas já roda em testes nas dependências da fábrica gaúcha.

Continua após a publicidade

No vídeo, o FNM está sem os para-lamas da cabine, mas já recebeu rodas de alumínio, faróis de LED, e os tanques de combustível foram substituídos pelas baterias.

O modelo 833 tem motor elétrico que rende até 350 cv e torque instantâneo de 356,9 kgfm – a mesma força de caminhões diesel consagrados como o Scania R 730.

Também está em desenvolvimento o FNM 832 com PBT de 13 toneladas, mas que deverá ser menos potente, exatamente por ser menor.

A produção dos veículos utilizará nióbio em componentes como chassis, freios, suspensões, rodas e demais peças e estruturas, para diminuir o peso e aumentar a resistência e o desempenho.

Continua após a publicidade

Porém, informações como tempo de recarga e autonomia das baterias ainda não foram divulgadas. Os primeiros modelos comercializados serão destinados a operações urbanas, como distribuição de bebidas, e devem ganhar produção em escala a partir do ano que vem.

FNM 833
(FNM/Divulgação)

Não existirá rede de concessionárias FNM e a comercialização será feita pela própria fabricante. A assistência técnica também será diferente: como os pesados da FNM estarão todos conectados com a fábrica via internet, quando for necessário promover a manutenção preventiva, a fabricante irá até o caminhão para resolver, direto nas garagens dos frotistas.

As pré-vendas já estão acontecendo e, segundo a empresa, o interesse pelo produto é surpreendente. Os preços dos modelos FNM 832 e 833 não foram divulgados ainda.

Continua após a publicidade

A nova FNM também está desenvolvendo um sistema batizado de Re-Power, onde modelos diesel convencionais, como caminhões e ônibus, mesmo antigos, recebem toda a tecnologia de motores elétricos e baterias, que transformam esses veículos em zero emissões com menos custos de manutenção.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 740

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.