PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo BMW Série 1 dá fôlego aos hatches, muda nome e perde câmbio manual

Modelo de entrada é o primeiro da BMW a perder a letra 'i' nas versões a gasolina e chega à sua quarta geração apenas com câmbio automático

Por João Vitor Ferreira
5 jun 2024, 19h00
BMW Série 1
BMW M135 (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

Além de não desistir das peruas, a BMW também mantém vivo o segmento dos hatches: o novo Série 1 foi lançado. Apesar da montadora descrevê-lo como totalmente novo, o modelo de entrada foi feito sobre as mesma base da geração anterior, ganhando novidades profundas por dentro e por fora, na tecnologia e até no nome.

Para não gerar confusão, a BMW está excluindo a letra ‘i’ do nome dos seus carros a gasolina, deixando-a exclusivamente para os modelos elétricos. E o Série 1 será o primeiro modelo a seguir essa nova regra.

BMW Série 1
Versões de entrada do Série 1 tem um visual um pouco mais contido (Divulgação/BMW)

A mais barata da linha é a 118d, equipada com motor 2.0 turbodiesel de 150 cv e 36,7 kgfm, que pode ir de 0 a 100 em 8,3 s, segundo a marca. Acima dela temos as versões intermediárias e ganham assistência híbrida leve de 48 volts. A primeira, chamada de 120d, também tem motor 2.0 turbodiesel, mas que gera 163 cv e 40,8 kgfm. Com o motor mais potente, o tempo de 0 a 100 km/h melhora para 7,9 s.

A primeira versão a gasolina, agora chamada apenas de 120 — já que o ‘i’ foi retirado —  tem motor 1.5 turbo de três cilindros com 170 cv e 28,6 kgfm. Apesar da potência maior, o tempo de 0 a 100 km/h é de 7,8 s, praticamente o mesmo da versão 120d.

BMW Série 1
BMW Série 1 120 (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

A topo de linha, como de costume, é a M135 xDrive. Com apelo esportivo, ela recebe o motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 300 cv e 40,8 kgfm. Essa potência é válida apenas na Europa, já que em outros mercados —  com exceção da América do Norte, onde o Série 1 não será vendido —  o valor sobe para 316 cv. O hot hatch pode ir de 0 a 100 km/h em 4,9 s e chegar até 255 km/h. 

O câmbio, independente da versão, é sempre automático de sete marchas, não havendo nenhuma opção manual.

BMW Série 1
BMW M135 (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Em questão de design, o Série 1 ganhou um nova grade, com formato semelhante, mas menor e mais estreita, e com aletas verticais e diagonais. As entradas de ar no para-choque também estão mais discretas, enquanto os faróis Full LED mantiveram o desenho, mas também ficaram mais finos e ganharam o DLRs em forma de L invertido.

As lanternas têm formato bastante semelhante ao visto no modelo anterior, mas são novas, com destaque para a “quebra” na parte inferior das peças. Assim como na dianteira, a iluminação tem dois pares de luzes em destaque. A versão M135 ainda recebe dois pares de saídas de escape.

Como dito há pouco, o Série 1 ficou ligeiramente mais alto e maior, mas a distância entre-eixos, por exemplo, se manteve a mesma. O hatch tem 4,36 m de comprimento (42 mm maior que a geração anterior), 1,80 m de largura, 1,46 m de altura (25 mm maior) e 2,67 de distância entre-eixos.

BMW Série 1
(Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Por dentro, a BMW atualizou seu modelo de entrada de acordo com o restante da linha. A central multimídia, com sistema Google Integrado, tem 10,7’’ e está integrada ao quadro de instrumentos digital de 10,5’’ em um conjunto curvo. Boa parte dos botões do painel foram retirados, fazendo com que a maioria dos controles sejam acessados pela própria tela da multimídia.

Compartilhe essa matéria via:

Já o acabamento, de fábrica, é feito de tecido Arktur. Há ainda itens como ar-condicionado digital de duas zonas, carregador sem fio para celulares e iluminação ambiente. Como opcional, os clientes podem equipar a cabine com teto solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon e um head-up display.

BMW Série 1
(Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

As versões comuns ainda poderão receber o pacote M Package, que adiciona suspensão adaptativa, freios mais robustos, direção progressiva e borboletas para troca de marcha no volante. Tudo isso, vem de fábrica na versão M135, assim como o visual exclusivo com peças da divisão M.

As vendas do novo M1 começam no mês de outubro na Europa. O preço base varia dos 39.000 euros, aproximadamente R$ 224.110, para a versão mais básica até 61.000 euros para a topo de linha, algo em torno dos R$ 350.500. Não há previsão de lançamento do modelo no mercado brasileiro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.