Novo blindado brasileiro quer assumir o posto de “Caveirão”

Produzido pela Avibrás, o Guará 4WS tem blindagem, tração 4x4 e esterçamento do eixo traseiro

Avibrás Guará 4WS

Desenvolvido no Brasil, o Avibrás Guará 4WS é uma nova viatura feita para ser utilizada por forças policiais. Ele combina blindagem, capacidade off-road e agilidade em ambientes urbanos, e tem como clientes potenciais as forças de segurança pública que hoje são atendidas por modelos importados.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o BOPE comprou nos últimos anos uma frota de blindados feitos na África do Sul. O Guará 4WS, por outro lado, foi desenvolvido pela Avibrás, empresa localizada no Vale do Paraíba (SP) com mais de 50 anos de tradição, e que tem no currículo sucessos mundiais como os veículos lançadores de foguetes Astros, vendidos para o exterior e utilizados em combate no Oriente Médio.

Considerado uma viatura blindada leve, o Guará 4WS mede 5,66 m de comprimento e tem um peso de combate de 10 toneladas, com capacidade de carga de 2,5 toneladas.

Ele pode transportar de 5 a 10 policiais ou soldados em seu interior, e oferece proteção balística nível III, resistente a tiros de fuzil de 7,65 mm. A parte inferior possui estrutura e materiais resistente a minas, e a proteção contra explosivos do tipo IED suporta a ação de até 50 kg de TNT.

Blindagens adicionais podem ser montadas graças à característica modular do projeto. Há seteiras – pequenas aberturas por onde os tripulantes podem atirar – e um equipamento completo de comunicação e vigilância.

A motorização não foi divulgada, mas deve se tratar de um propulsor a diesel com pelo menos 250 cavalos de potência – segundo o fabricante, a relação peso-potência é de 25 cv/ton.

Com tração 4×4 e suspensão independente nas quatro rodas, o Guará também possui um sistema de esterçamento das rodas traseiras que proporciona um raio de giro de 6 metros, comparável à de picapes médias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s