Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Novo Audi A5 Sedan substitui A4 com novo motor 2.0 turbo de 272 cv

Com nova plataforma, A5 Sedan fica ainda maior na atual geração e aposta em mais esportividade e tecnologia para bater outros sedãs de luxo

Por João Vitor Ferreira
7 Maio 2025, 09h04
Audi A5 SEDAN
 (Divulgação/Audi)
Continua após publicidade

No mês passado, a Audi anunciou que o novo A5 chegaria em breve ao nosso país. E aproveitando o trocadilho numérico, no dia 5 de maio (5/5), sua pré-venda iniciou no Brasil com o preço especial de R$ 379.999.

O sedã é o segundo modelo desta nova geração de carros globais que a Audi inaugurou com o Q6 e-Tron. Entre as principais novidades, o A5 estreia uma a nova plataforma Plataforma Premium a Combustão (PPC), que trouxe mudanças significativas ao modelo.

O A5 cresceu em todas as direções, se comparado com sua antiga geração. Agora, ele mede 4,829 m de comprimento (7,2 cm a mais que a geração anterior), 1,41 m de altura (+ 2,4 cm), 2,892 m de entre-eixos (+ 7 cm), 1,86 m de largura (+ 13 cm).

Como já era esperado, o A5 traz um novo motor 2.0 TFSI, que chega aos 272 cv de 5.000 rpm a 6.500 rpm, e um torque máximo de 40,7 kgfm de 1.600 rpm a 4.500 rpm. Ou seja, são 68 cv a mais em relação ao antigo A5 Sportback da geração anterior e o A4 Sedan, esse que será substituído pelo A5 atual.

Audi A5 SEDAN
(Divulgação/Audi)

Apesar da Audi ter desistido da mudança na nomenclatura, que separava os elétricos (modelos pares) e a combustão (ímpares), o A5 continuará como substituto do A4 Sedan, já que a mudança não era retroativa. Desse modo, o nome A4 está escanteado pela marca alemã.

Continua após a publicidade

Acoplado ao motor, temos a transmissão automática S tronic de sete velocidades. Ela distribui a força integralmente através do já conhecido sistema de tração Quattro da Audi. Desta vez, o A5 será vendido em versão única, não tendo disponível uma variante de tração dianteira, como era no A4 Sedan.

Compartilhe essa matéria via:

Com esse conjunto, o A5 Sedan precisa de apenas 5,9 s para sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h. Já a sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h.

Como aconteceu com o Q6 e-Tron, o A5 muda seu visual para se adequar à nova linguagem minimalista da Audi. As mudanças, porém, não são bruscas, mantendo os detalhes mais característicos da marca das quatro argolas.

Continua após a publicidade
Audi A5 SEDAN
(Divulgação/Audi)

Os faróis afilados, por exemplo, continuam lá. Mas ganham um formato mais arredondado e nova assinatura em led. A grade hexagonal, outra marca registrada da Audi, também marca presença e recebe o mesmo arredondamento das pontas visto nas luzes principais.

Com a mudança na grade — que também deixou ela um pouco mais larga e menor em altura — sobrou espaço para um para-choque um pouco mais vistoso e esportivo. Essa esportividade é reforçada pelas grandes entradas de ar nas extremidades.

Audi A5 SEDAN
(Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

Na lateral, o sedã ostenta rodas Audi Sport de 20 polegada com design de cinco raios e detalhes polidos e em cinza acetinado fosco. Para completar, ele recebe o kit S line exterior, que agrega Audi Rings, frisos decorativos dos vidros e componentes de montagem em preto brilhante; maçanetas externas e capa do espelho retrovisor externo em preto brilhante; ponteiras de escapamento cromadas escuras; e retrovisores externos elétricos, aquecíveis e rebatíveis, ambos os lados antiofuscantes automáticos com recurso de memória e projeção de logotipo

Partindo para a traseira, o terceiro volume do sedã ficou mais bem definido, mas a abertura do porta-malas ainda é feita junto com o vidro. Enquanto isso, as luzes, além de ganharem novo formato, agora são unidas por uma barra de led, que passa por cima da placa.
Para o interior, a Audi apostou em mais tecnologia e seguiu a tendência minimalista do design externo. Há duas telas integradas: uma de 11,9’’ para o quadro de instrumentos e outra de 14,5’’ para a central multimídia.

Audi A5 SEDAN
(Divulgação/Audi)

Em outros mercados, o A5 ainda é oferecido com uma terceira tela para o passageiro, mas essa não estará disponível para o Brasil, já que temos uma lei que limita seu uso.

Continua após a publicidade

Há ainda soleiras das portas dianteiras com detalhes em alumínio iluminadas, bancos em combinação de couro e couro sintético; acabamento interno em alumínio escovado fosco e iluminação ambiente com mais de 30 cores. O volante também é em couro e tem extremidades aplanadas, além de borboletas para trocas sequenciais de marcha.

AUDI A5
Terceira tela, que fica à frente do passageiro, não estará disponível no Brasil (Divulgação/Quatro Rodas)

E como era de se esperar em um sedã de alto padrão, sua lista de equipamentos é bem completa. O A5 traz ar-condicionado de três zonas, bancos com ajustes elétricos — incluindo para a lombar —, porta-malas com abertura e fechamento elétrico, faróis full led, sistema de estacionamento Plus com indicação de distância, carregador por indução e sistema de som com 10 alto-falantes e potência de 180W.

Continua após a publicidade

O pacote ADAS também é completo, trazendo controle de cruzeiro adaptativo, detector de fadiga, alerta de saída da faixa, frenagem de emergência e assistente de tráfego transversal dianteiro.

O A5 chega com oito cores disponíveis. São elas, Branco Arkona (sólida); Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte, Branco Geleira, Preto Mito, Vermelho Granadina (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada). Porém, o interior será vendido apenas na cor preta, sem mais opções.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.