Nova Toyota Hilux poderá ganhar versão híbrida plug-in no futuro
Vice-presidente de vendas da Toyota Austrália explica que Hilux elétrica foi lançada primeiro devido ao pragmatismo dos compradores
A Toyota Hilux 2027 foi oficialmente revelada e chamou a atenção pela inédita versão elétrica. Além dela, a montadora também anunciou que a picape chegará às lojas na tradicional versão a diesel, que passa a receber um sistema híbrido-leve de 48V, e em uma variante movida a célula de hidrogênio, que será lançada só em 2028.
Essa é a filosofia “multienergia” da Toyota e que renderá ainda mais opções de motorização para a Hilux. É isso que garante o vice-presidente de vendas e marketing da Toyota Austrália, Sean Hanley, que afirmou, em entrevista ao site Car Expert, que a montadora não descarta os planos de ter uma variante híbrida plug-in para a picape
É até um pouco estranho ver a Hilux recebendo uma versão elétrica antes de ter uma PHEV, já que a marca sempre demonstrou publicamente preferir os híbridos aos elétricos. De acordo com Hanley, essa estratégia deve-se ao pragmatismo e ao gosto dos compradores de picape, que, em sua maioria, “compram pela capacidade”.
“Embora eu ache que os híbridos plug-in são uma tecnologia do futuro — não há dúvida de que, na plenitude do tempo, provavelmente traremos esse conjunto para a Hilux — agora, estamos lançando toda a gama BEV e estamos seguindo a rota prática e adequada à finalidade, que é o que nossos clientes desejam”, disse o executivo.
A estratégia adotada para a Hilux é diferente até se comparada à outros lançamentos futuros da Toyota na Austrália. O novo RAV4, por exemplo, já tem confirmadas variantes PHEV e HEV, dois tipos de híbridos que não foram mencionados para a picape até o momento.
Inclusive, a principal rival da Hilux na Austrália é a Ford Ranger, que já tem, por lá, uma variante PHEV à venda. A picape da Ford foi o segundo carro mais vendido do país no mês de outubro, com um total de 4.402 unidades comercializadas, enquanto a Hilux liderou o ranking australiano, com 4.444 emplacamentos.
Mas dentro do segmento PHEV, a principal picape da Austrália é a BYD Shark 6, que utiliza a mesma motorização da Shark vendida no Brasil. Lançada no início deste ano, ela foi a primeira picape plug-in do país e também é a mais vendida, somando mais de 10.000 emplacamentos só no primeiro semestre de 2025.
Novo Chery Tiggo 8 entre em pré-venda com preço de Renault Kwid
Nova Toyota Hilux 2027 é revelada com design mais moderno e tem até versão elétrica
Caoa Chery Tiggo 7 já tem novo design registrado no Brasil
Omoda 5 HEV de teste acelerou sozinho e causou acidente; marca investiga caso
Nova Ford Maverick Hybrid 2025 estreia mais equipada e com tração 4×4; veja preços







