Nova linha de híbridos da Chery terá SUV com estilo de Land Rover
Com mecânica híbrida de baixo custo e tecnologia de ponta, Chery Fengyun T11 traz tecnologia exclusiva dos chineses; mas o visual...
O plano de dominação das fabricantes chinesas envolve lançar uma imensidão de novos carros elétricos e híbridos, mesmo que isso recaia na antiga prática de “inspiração direta” em modelos ocidentais. A Chery, por exemplo, aposta na família Fengyun, e o segundo integrante revelado dessa pode te causar um dejà vu.
O Fengyun T11 teve apenas uma imagem publicada, mas sabemos que o SUV grande será luxuoso e terá mecânica híbrida. Duas semelhanças, por si só, com o novo Land Rover Range Rover, mas que não se comparam à proximidade visual.
Além das formas da carroceria e maçanetas retráteis que logo remetem ao utilitário da JLR, até a cor de lançamento do T11 é parecida com o tom meio champanhe do novo Range Rover. A “semelhança” entre carros chineses e carros ocidentais consagrados é polêmica de longa data, mas o chinês inova ao exibir o emblema da marca através de luzes que transparecem do para-choque.
Mas o T11 deve ir além em aspectos tecnológicos: a imagem divulgada mostra que os retrovisores tradicionais dão lugar a câmeras, que projetarão a imagem em algum lugar do painel. Uma saliência no topo do para-brisa indica o uso do lidar, espécie de “padrão-ouro” da automação veicular que utiliza pulsos de laser para gerar uma versão 3D do ambiente ao redor do carro.
O T11 terá conjunto mecânico semelhante ao usado no sedã Fengyun A9, já apresentado. Estamos falando do novo sistema híbrido C-DM da Chery, que utiliza a tecnologia DHT.
Um dos seus protagonistas é o motor ACTECO 1.5 turbo, de ciclo Miller e com melhorias no sistema de injeção, lubrificação e gerenciamento térmico. A Chery afirma que sua eficiência térmica é de 44,5%, atingindo um dos melhores níveis do mundo.
Além dele, há o motor elétrico que vai acoplado à transmissão e-CVT. Nesse caso, a correia dentada é substituída por engrenagens planetárias de velocidade variável — alimentadas justamente pelo motor elétrico com 98% de eficiência. Uma embreagem também permite que o propulsor a baterias tracione o veículo em situações específicas.
Esse arranjo complexo totaliza 156 cv e 22,4 kgfm, além de resultar em muita economia: o A9 tem consumo declarado de 23,8 km/l, indo de 0 a 100 km/h em 4,6 s. Por suas dimensões, é provável que o Fengyun T11 receba motores mais robustos, mas que funcionem da mesma forma. O SUV deverá ser lançado ainda em 2024.
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