Nova geração da Toyota Hilux pode estrear este ano com versões híbrida e elétrica
A nova geração da picape foi registrada em dezembro na Tailândia e levantou mais suspeitas sobre sua estreia neste ano

A oitava e atual geração da Toyota Hilux está completando 10 anos em 2025. A picape passou por algumas atualizações mecânicas e visuais importantes neste meio tempo, mas já está um pouco “ultrapassada”.
Apesar disso, a picape mantém ótimos números de venda em todo o mundo – inclusive no Brasil. Porém, quando comparada à Ford Ranger, por exemplo, que recebeu recentemente uma nova geração, a Hilux está bem atrasada.
A Toyota já está preparando uma nova geração para a picape, mas sem falar muito sobre. A grande novidade é que uma “nova versão” do modelo foi registrada no Departamento de Propriedade Intelectual da Tailândia (DIP) no dia 23 de dezembro de 2024.

Batizada de Hilux Travo, a nova picape média está seguindo os mesmo passos de antigas gerações que estrearam na Tailândia. A oitava geração, por exemplo, foi registrada na época com o sufixo “Revo”.
O projeto da nova Hilux já está acontecendo há algum tempo, mas ainda sem uma data para estreia. No entanto, no ano passado, o vice-presidente de vendas, marketing e operações da Toyota Austrália, Sean Hanley, confirmou praticamente a estreia da nova geração em 2025 em entrevista ao CarsGuide.
Visualmente, algumas mudanças devem acontecer para a próxima geração da picape. Provavelmente, não serão mudanças drásticas, já que esse não é o perfil da Toyota, muito menos de seus compradores. O site australiano CarsGuide fez uma projeção de como poderá ser a nova Hilux:

Em 2024 a Hilux recebeu uma atualização de meia vida na Austrália. As mudanças para a nova linha devem seguir os mesmos passos, com apenas alguns reajustes.

O principal fator a ser a atualizado é a tecnologia embarcada da picape. Por se tratar de um projeto de 10 anos, muitas coisas poderão ser diferentes para a próxima geração do modelo.
Outra incógnita está na possível versão híbrida a diesel, que está em testes e poderá chegar já na nona geração. Ainda não se sabe qual conjunto mecânico equipará esta variante, mas pode ser o mesmo do novo LandCruiser Prado. Trata-se de um motor turbo a gasolina de 2.4 litros, combinado com um elétrico de 36 kW e com um câmbio automático de 8 marchas. O resultado é uma potência combinada de 326 cv e torque de 64,2 kgfm.

Também é possível que o novo conjunto híbrido plug-in venha emprestado da BYD, na qual seria possível ter uma autonomia elétrica de até 200 km. Mas a marca segue despistando quando perguntada sobre estes assuntos.
Hilux elétrica e movida a hidrogênio
A Toyota está trabalhando em outras formas de descarbonizar a Hilux. O presidente da Toyota Tailândia confirmou que em 2025 será lançada uma nova versão elétrica da picape. O protótipo foi apresentado lá em 2022 e parece estar indo para a linha de produção, de acordo com executivos da marca que conversaram com a Reuters.

Mas, assim como em outros projetos da Toyota, a Hilux não terá um futuro somente elétrico. Em setembro de 2023 a marca iniciou um projeto para o desenvolvimento de uma picape com sistema de propulsão a hidrogênio.
Os testes estão sendo feitos no Reino Unido e, ao todo, dez protótipos foram produzidos até o momento. Cinco delas estão passando por uma intensa bateria de testes, enquanto a outra metade está sendo usada em eventos públicos.
