Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ford Ranger 2024 vem ao Brasil com V6 da F-150 e já tem data de lançamento

Picape média da Ford é atração da Agrishow na versão Limited com motor V6 3.0 Power Stroke tem 252 cv e câmbio de 10 marchas

Por Henrique Rodriguez, de Ribeirão Preto (SP)
Atualizado em 1 Maio 2023, 19h27 - Publicado em 1 Maio 2023, 14h30

A Ford Ranger 2024 já está no Brasil. A nova geração da picape média é a grande novidade da Ford na edição deste ano da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

View this post on Instagram

A post shared by Quatro Rodas (@quatro_rodas)

O lançamento da nova Ranger no Brasil será no segundo semestre, importada da Argentina. A fabricante não entra em detalhes, mas vendo com atenção já se nota novos equipamentos e a presença de motor inédito no Brasil.

Trata-se de um motor V6 3.0 turbodiesel, que nos Estados Unidos era chamado de Power Stroke enquanto equipava a Ford F-150, de 2018 a 2021 – foi ela quem estreou este motor. Saiu do catálogo da F-150 por ser mais fraco que as versões V6 a gasolina, mais baratas, mas ganhou espaço na Ranger ao redor do mundo.

Nova Ford Ranger V6 Limited 2024
Traseira exibe lanternas de led e preparação para engate (Divulgação/Ford)
Ford-3.0L-Power-Stroke-Engine-004
Motor V6 3.0 Power Stroke (Divulgação/Ford)

A Ford não confirmou números, mas lá fora este V6 turbodiesel gera 252 cv e 61,6 kgfm a 1.750 rpm, e está sempre combinado com câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4. O cinco cilindros 3.2 turbodiesel que ele substituirá tem 200 cv e 47,9 kgfm. Aliás, até a F-150 V8 que acaba de chegar ao Brasil tem menos torque: 56,7 kgfm.

Continua após a publicidade

 

Na lateral, santoantonio de fibra mais discreto e degrau na lateral do para-choque. Para-lama confirma o motor V6O novo motor tem bloco de ferro grafite compactado, turbo de geometria variável e sistema de injeção de combustível de alta pressão, mas mantém a ventoinha acionada por embreagem viscosa – mais eficiente no calor.

Nova Ford Ranger V6 Limited 2024

De acordo com Daniel Justo, presidente da Ford para a América do Sul, o motor V6 é apenas uma das opções que a Ranger terá no Brasil. Lá fora, esta nova geração da picape tem um segundo motor, um quatro cilindros 2.0 biturbo a diesel de 216 cv e 51 kgfm, com o mesmo câmbio automático de 10 marchas. Mesmo ele é mais potente e tem mais torque que o atual 3.2.

Continua após a publicidade

O que se vê de perto é o que se vê nas fotos. A nova Ford Ranger Limited mantém o piloto automático adaptativo, a frenagem de emergência e ganha um conjunto de câmeras para visão de 360°.

Nova Ford Ranger V6 Limited 2024
Dianteira exibe os faróis de led com seta de lâmpada convencional. Na verdade, até os faróis de neblina são de leds (Divulgação/Ford)
Nova Ford Ranger V6 Limited 2024
(Divulgação/Ford)

Em termos de estética, maçanetas, molduras das janelas, retrovisores e para-choque traseiro cromados. O para-choque tem degraus em suas laterais para facilitar o acesso à caçamba. Abaixo dele, preparação para engate. As novas rodas de liga-leve têm 20 polegadas.

Em termos de estética, maçanetas, molduras das janelas, retrovisores e para-choque traseiro cromados. O para-choque tem degraus em suas laterais para facilitar o acesso à caçamba. Abaixo dele, preparação para engate. As novas rodas de liga-leve têm 20 polegadas.

Nova Ford Ranger V6 Limited 2024
(Divulgação/Ford)

Infelizmente as Ford Ranger 2024 fabricadas na Argentina não terão os novos faróis full-led matriciais. Os faróis são de leds comuns e as luzes de seta são de lâmpadas convencionais. Os faróis de neblina também são de leds.

Continua após a publicidade
Ford Ranger Platinum
Painel da Ford Ranger Platinum vendida na Europa (Divulgação/Ford)

A Ford só fez questão de esconder a cabine da picape com filme bem escuro nos vidros. Talvez esteja planejando trabalhar em um outro momento a presença de um par de telas de 12 polegadas: uma para o quadro de instrumentos e outra, na vertical, para a central multimídia.

Conhecemos a picape há poucos meses, durante o Salão de Hannover, e mostramos os detalhes da cabine no vídeo abaixo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.