Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nova Ford Ranger Raptor X é 42ª e melhor versão da picape na Austrália

Guardando melhorias para próxima geração, Ford explora fim de vida da atual Ranger através de detalhes estéticos da Raptor melhorada

Por Eduardo Passos
29 abr 2021, 20h56
Nova Ford Ranger Raptor X, lançada na Austrália
Nova Ford Ranger Raptor X, lançada na Austrália (Divulgação/Ford)

Enquanto a nova geração da Ranger não chega à Austrália, a Ford busca extrair tudo que ainda resta da linha 2021 de sua picape. Não bastassem 41 variantes da caminhonete, há uma nova versão topo de linha, lançada nesta semana.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A Ford Ranger Raptor X não traz muitas novidades, mas aposta em visual renovado para garantir uma transição suave à Ranger 2022, já em testes no país.

Se apoiando na estética, a Raptor X não faz questão de ser discreta com sua carroceria atravessada do capô à caçamba por listras negras, ornadas com detalhes vermelhos. Os desenhos também contornam os faróis sombreados e a lateral do veículo.

Para tentar justificar seu preço, a Raptor X tem muitos detalhes visuais ao redor da carroceria
Para tentar justificar seu preço, a Raptor X tem muitos detalhes visuais ao redor da carroceria (Divulgação/Ford)

A identidade tricolor se repete nos engates em tons avermelhados e no extenso preto fosco aplicado às rodas de aro 18, engate, maçanetas, retrovisores e imensa grade frontal, sem nenhum cromado.

Até os faróis são ornados com visual sob medida
Até os faróis são ornados com visual sob medida (Divulgação/Ford)

No interior da cabine dupla o estilo se repete nos bancos de couro preto e no volante esportivo, realçados pela costura e por emblemas espalhados pelas duas fileiras, completados por discretas marcas d’água.

Interior da nova Ford Ranger Raptor X
Interior da nova Ford Ranger Raptor X (Divulgação/Ford)

Para não dizer que a Raptor X é inteiramente baseada na estética, a Ford instalou novas e gigantes barras longitudinais na caçamba, mas ficou por isso mesmo.

Continua após a publicidade
Novas barras são única exclusividade não-estética da Raptor X
Novas barras são única exclusividade não-estética da Raptor X (Divulgação/Ford)

Ainda que o preço de R$ 329.194 na conversão direta permita uma avaliação mais rigorosa, a Raptor X ao menos justifica o batismo e repete a configuração que fez a fama da Ranger Raptor.

Após meia década, Ranger receberá nova geração
Após meia década, Ranger receberá nova geração (Divulgação/Ford)

Isso significa que a nova picape utiliza suspensão especial, desenvolvida pela preparadora californiana Fox Racing e intensamente aclamada por seu desempenho fora de estrada.

Continua após a publicidade
Ao invés de mudar, a Raptor X faz questão de manter o conjunto de suspensão da Raptor
Ao invés de mudá-lo, a Raptor X faz questão de manter o conjunto de suspensão da Raptor (Divulgação/Ford)

O conjunto utiliza articulação Watt integrada para que o eixo rígido se mova para cima e para baixo com muito pouco movimento lateral. Ao mesmo tempo, as rodas traseiras trazem molas helicoidais, mais confortáveis, feitas sob medida pela Ford Performance. 

A Fox dá os toques finais com amortecedores exclusivos nas quatro rodas, também presenteadas com pneus BFGoodrich All Terrain feitos apenas para a linha Raptor.

Ford Ranger Raptor X 2021 Austrália Interior
Minúcias estéticas se repetem na segunda fileira da cabine (Divulgação/Ford)

Guardando o ouro para a nova geração, a Ford manteve o mesmo motor 2.0 diesel biturbo na picape, com picos de 203 cv e 51 kgfm de torque. A transmissão é automática com 10 velocidades e há seletor de terreno com o exclusivo modo Baja, que promete extrair o máximo da mecânica e da tração integral.

Nova Ford Ranger Raptor X
Nova Ford Ranger Raptor X (Divulgação/Ford)

Enquanto a nova Ranger não chega, a Ford segue explorando o lucrativo nicho dos acessórios e opcionais para os 4×4. Enquanto a geração seguinte da picape deve ser apresentada na virada do nome, a Ford Ranger Raptor X será entregue a partir de julho no país.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade

Capa Quatro Rodas Abril

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.