Nova Ford Maverick Lobo é versão esportiva rebaixada de fábrica
Picape manteve o motor 2.0 turbo de 241 cv, recebendo ajustes na suspensão e freios do Focus ST
Desde que foi lançada em 2021, a Ford Maverick sempre teve uma versão mais esportiva em estudos. Demorou, mas ela chegou junto com a reestilização da picape intermediária, com o nome “Lobo” e que buscou inspiração nas caminhonetes rebaixadas da década de 1980.
A nova Maverick Lobo tem mudanças na suspensão, freios e direção, para melhorar a dinâmica e a estabilidade, porém sem modificações no motor 2.0 turbo.
De acordo com a Ford, a Maverick Lobo começou a tomar forma em 2019, quando o designer Josh Blundo entrou na empresa e, ao ver um modelo em clay da picape, começou a fazer algumas modificações para visualizar uma variante preparada, adicionando rodas, difusor traseiro e uma carroceria alargada. Esta ideia virou realidade com um modelo especial feito pela Tucci Hot Rods em 2021. A boa repercussão fez com que a Ford finalmente aprovasse o projeto.
Para tornar-se uma picape esportiva com foco no asfalto, os engenheiros colocaram uma suspensão rebaixada com molas e amortecedores ajustados para o uso nas ruas. A Maverick Lobo é 13 milímetros mais baixa na frente e 29 mm na traseira, o que reduziu a altura total em 20 mm. As rodas de 19 polegadas agora usam freios com pinças de pistão duplo usadas também pelo Focus ST.
Foi adicionado um novo sistema de vetorização de torque, disponível somente ao ativar o modo de condução Lobo. A vetorização é feita por uma unidade de embreagem dupla na traseira igual ao do Bronco Sport, enviando o torque para a roda de fora na curva, aumentando a estabilidade e velocidade, além de reduzir o subesterço.
Porém, o modo Lobo é recomendado somente para o uso em circuitos, pois reduz as invervenções do controle de estabilidade. A Ford compara este modo ao Track Mode do Mustang.
O motor 2.0 EcoBoost a gasolina de 241 cv e 38 kgfm de torque foi mantido. A diferença está na caixa de câmbio, deixando de lado a transmissão automática de 8 marchas para adotar a de 7 posições usada pelo Focus ST, com paddle shifters atrás do volante. Virá de série com tração integral.
A parte visual não é tão agressiva quando se esperava. Traz uma grade própria com aletas verticais e um para-choque mais fechado, pintado na cor do veículo. O item mais curioso são as rodas de 19 polegadas, no estilo das Turbofan da década de 1980, quase que totalmente fechadas e pintadas de preto. E, é claro, não podia faltar o teto preto.
Por enquanto, a Ford Maverick Lobo é exclusiva para o mercado norte-americano e começará a ser vendida somente em 2025. Os preços ainda não foram divulgados.