Nova bicicleta elétrica da Audi custa R$ 30.000 e tem mais marchas que os carros
Desenvolvida em parceria com a italiana Fantic, a nova bicicleta elétrica combina motorde 9,18 kgfm, suspensão premium e freios potentes

A eletrificação na Audi não se resume a carros híbridos e elétricos. A marca alemã está reforçando sua presença no mercado de bicicletas elétricas com a chegada da eMTB 2.0, uma mountain bike desenvolvida em parceria com a fabricante italiana Fantic.
A novidade quer combinar o desempenho para trilhas mais exigentes com um pacote de tecnologia que remete à marca de luxo.
O preço inicial é de 5.850 dólares (equivalente a R$31.180), que pode ser caro para uma bicicleta, porém, se compararmos com outras dentro desse segmento premium, é até mais competitiva do que alguns modelos das fabricantes tradicionais.

Visualmente, a eMTB 2.0 mantém a base estrutural de alumínio já vista na sua primeira geração. O que muda é o refinamento dos componentes. A transmissão, por exemplo, passa a ter um câmbio eletrônico SRAM GX Eagle Transmission AXS, um sistema sem cabos que garante trocas de marcha rápidas e consistentes. Ele trabalha em conjunto com um câmbio de 12 velocidades, capaz de lidar com subidas íngremes e descidas mais técnicas.

O conjunto de freio também recebeu mudanças e os discos agora têm medidas generosas: 220 milímetros na dianteira e 203 milímetros na traseira. Combinados às pinças Sunstar FIRST, eles prometem mais confiança e potência de frenagem, principalmente em trilhas com trechos longos de descida.
A motorização permanece inalterada, o propulsor elétrico Brose S-MAG entrega 250 watts e torque máximo de 9,2 kgfm. A bateria de 720 Wh é totalmente integrada ao quadro e pode oferecer um alcance que varia de 19 a 145 quilômetros, dependendo das condições do terreno e do esforço do ciclista. A assistência ao pedal pode ser ajustada em quatro níveis: eco, tour, sport e boost.

A suspensão dianteira, garfo Öhlins RXF38 m.2 garante 180 milímetros de curso, mesma medida do amortecedor traseiro TTX22m.2. O conjunto de rodas adota a configuração “mullet”, com aro de 29 polegadas na frente e 27,5 polegadas atrás, solução que combina estabilidade em terrenos acidentados com agilidade em curvas.

Para completar, a bicicleta oferece um visor digital compacto, que exibe velocidade, nível de assistência e status da bateria. A Audi ainda disponibiliza alguns acessórios opcionais, como capacete e mochila de hidratação, reforçando a proposta de oferecer uma experiência completa.