Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nissan Serena é minivan com mecânica híbrida que chega em 2023 ao Brasil

Lançado no Japão, onde minivans seguem em alta, modelo da Nissan aposta no que a marca tem de melhor em termos de design e mecânica híbrida

Por Eduardo Passos
28 nov 2022, 17h25

Dentre os segmentos automotivos tradicionais, poucos têm público tão cativo quanto o das minivans. Mas cada parcela nesse mercado importa e, para tanto, a Nissan acaba de lançar a sexta geração da Serena no mercado japonês, onde a briga ainda é boa.

Além de trazer o sistema híbrido que estreia no ano que vem no Brasil, a nova Serena tem uso interessante do novo design da Nissan aplicado a uma minivan.

Modelo já está à venda no Japão
Modelo já está à venda no Japão (Divulgação/Nissan)

A dianteira tem grade ampla, mas disfarçada pelos apliques em preto brilhante, além de faróis em led que se unem ao conjunto a fim de dar-lhe formato de letra V — bem semelhante ao SUV elétrico Ariya. A traseira, por outro lado, é “quadradona” à moda clássica, enquanto a coluna C mais parte do porta-malas pintados em preto remetem ao novo Nissan Leaf.

Sistema e-POWER chegará ao Brasil no ano que vem, diz a imprensa
Sistema e-POWER chegará ao Brasil no ano que vem, diz a imprensa (Divulgação/Nissan)

Em breve no Brasil

As versões de entrada da Nissan Serena vêm equipadas com motor 2.0 aspirado, que produz 150 cv e 20,4 kgfm e sempre está acoplado ao câmbio CVT. Os modelos mais caros, entretanto, trazem motor 1.4 que faz parte do sistema híbrido e-POWER.

Nesse conjunto, o motor a combustão não é conectado às rodas e apenas alimenta o motor elétrico, que traciona o carro com 163 cv e 32,1 kgfm (de torque instantâneo, vale lembrar). Como o 1.4 é configurado para uma função específica, ele pode operar sempre em sua faixa de eficiência, favorecendo bastante o consumo.

Espaço interno da Serena é favorecido na nova geração
Espaço interno da Serena é favorecido na nova geração (Divulgação/Nissan)

O sistema e-POWER deve estrear no Brasil já em 2023, possivelmente equipando um SUV que sucederá o atual Kicks, aponta o site Autos Segredos. No SUV médio europeu Qashqai, com motor 1.5, o e-POWER rendeu mais 22,6 km/l em ciclo combinado. Além disso, uma vez que a tração é sempre feita pelo motor elétrico, o condutor tem à disposição veículo bem mais ágil e obediente.

Painel da nova Nissan Serena
Painel da nova Nissan Serena (Divulgação/Nissan)

Esse não é, porém, o único conforto do motorista da Serena. Tanto ele quanto os até sete passageiros têm a disposição assentos desenhados para mitigar possível enjoo a bordo. Eles também são à prova d’água e têm conforto favorecido pelo espaço das pernas, 12 cm maior comparado à geração anterior do carro.

Continua após a publicidade
Nissan aposta em combinação de cores junto ao preto
Nissan aposta em combinação de cores junto ao preto (Divulgação/Nissan)

O painel tem dupla de telas elegante, cumprindo o papel de quadro de instrumentos e central multimídia. Uma outra superfície sensível ao toque serve para comandos de ar-condicionado enquanto a seleção de marcha à frente ou à ré é feita por botões.

Nissan Serena dispensa mãos no volante em rodovias
Nissan Serena dispensa mãos no volante em rodovias (Divulgação/Nissan)

O motorista ainda desfruta do pacote ProPILOT 2.0, que traz automação veicular de nível 2+, com destaque para o sistema de estacionamento automático que memoriza as vagas mais frequentes. Na conversão direta, o preço da Nissan Serena no Japão varia entre R$ 106.934 e R$ 185.326.

Quem disse que as minivans estão com os dias contados?
Quem disse que as minivans estão com os dias contados? (Divulgação/Nissan)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.