Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nissan Note muda e antecipa mecânica híbrida do novo Kicks brasileiro

Voltado ao mercado japonês, modelo chama atenção pela mecânica, que deverá chegar ao mercado brasileiro em 2022

Por Eduardo Passos
Atualizado em 24 nov 2020, 17h33 - Publicado em 24 nov 2020, 17h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 201124-01_007-source
    “Tens o que é necessário para eletrificar o meu mercado?” A Nissan, com seu e-Power, diz que sim (Divulgação/Nissan)

    A Nissan apresentou, nesta terça-feira (24), a terceira geração do seu compacto Note, vendido no Japão. Aos brasileiros, entretanto, também há motivos para se atentar, já que o hatch traz tecnologias que deverão constar também no Kicks híbrido que a montadora prepara para o nosso mercado.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

    O hatch será oferecido exclusivamente com a segunda geração do e-Power. Ao contrário dos sistemas mais comuns, nos quais as rodas recebem força simultaneamente do motor a combustão e das baterias, o conjunto da Nissan muda a rota da energia e sua transmissão.

    Assim, um motor tricilíndrico 1.2 a gasolina, com 80 cv e 11 kgfm é usado exclusivamente para carregar as baterias, que são inteiramente responsáveis pela tração, via motor elétrico. No fim das contas, são 116 cv de potência e excelentes 28,5 kgfm de torque, entregues com a mesma agilidade de um EV completo. A tração do Note, porém, não é integral, mas dianteira.

    nissan e-power
    As diferenças entre um sistema de propulsão elétrico, híbrido puro e o híbrido e-Power (Divulgação/Nissan)
    Continua após a publicidade

    O sucesso do e-Power ajudou o Note a tomar liderança de vendas do Prius no acirrado mercado japonês. Em sua nova geração, o hatch segue uma linha de design batizada de Timeless Japanese Futurism (futurismo japonês atemporal, na tradução livre), que, na verdade, se aproxima mais dos contemporâneos Leaf e Ariya.

    20_B13B_B_chartINP_X.eps
    O interior traz painel digital e central multimídia, cada vez mais comuns em modelos de entrada e intermediários (Divulgação/Nissan)

    Além do padrão bicolor, com o preto dominante a partir das maçanetas, destacam-se, na parte de fora, a nova grade e os faróis led, sempre sóbrios. Por dentro há um pouco mais de ousadia, com uso de bancos Zero Gravity que, de acordo com a Nissan, se valem de estudos da Nasa para gerar maior conforto e menor fadiga em longas rotas.

    201124-01_003-source
    A princípio os bancos podem parecer desconfortáveis, mas a Nissan garante que até os apoios de braço foram retirados intencionalmente (Divulgação/Nissan)
    Continua após a publicidade

    Energia nacional

    Seguindo tendência adiantada por QUATRO RODAS ano passado direto de Detroit, nos Estados Unidos, o novo e-Power deve equipar a próxima geração do Kicks fabricado no Brasil, fazendo desse o primeiro híbrido nacional da marca.

    nissan_kicks_e-power
    Novo Kicks e-Power já existe lá fora (Divulgação/Nissan)

    A escolha não é apenas mercadológica, já que o sistema exige plataformas maiores, ainda sendo pouco prático em carros mais compactos.

    Na segunda geração do e-Power, o segredo foi trabalhar no inversor responsável por receber a energia da queima da gasolina, em corrente contínua, e entregá-la às baterias em corrente alternada. O novo inversor é 40% menor e 30% mais leve. O sistema como um todo também priorizou o conforto: caso a rodagem gere muito ruído interno, o motor a combustão para de funcionar enquanto houver autonomia.

    Continua após a publicidade
    Cronograma de lançamentos Nissan 2021
    Cronograma de lançamentos da Nissan no Brasil em 2021. Kicks híbrido, entretanto, só em 2022 (Reprodução/ André Gessner/Instagram)

    Considerando o consumo da primeira geração do e-Power, na casa dos 35 km/l, não é exagero supor que o Kicks brasileiro possa repetir esse desempenho, atingindo autonomia na casa dos 1.200 km.

    A data prevista para a chegada do novo SUV, já lançado na Tailândia, é em fevereiro próximo. Sua versão híbrida, entretanto, deve demorar mais um pouquinho, vindo só em 2022. Até lá, resta ficar de olho nos mercados vizinhos.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa 739

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.