Nissan mostra novo SUV baseado no Renault Duster e mais barato que o Kicks
Desenvolvido na Índia para o mercado asiático, Tekton será lançado em 2026 para enfrentar o Hyundai Creta na região

A Nissan criou um plano bem diferente para alguns mercados, aproveitando a Aliança Renault-Nissan para acelerar o desenvolvimento de novos modelos, compartilhando peças e plataformas com a Renault. E um destes carros será um SUV que nada mais é que um Duster com outro design.
Batizado como Tekton, o novo SUV compacto chegará ao mercado indiano em meados de 2026. Apesar de ainda faltar muito para a estreia comercial, a Nissan já divulga as primeiras imagens dele, ainda um pouco escurecido mas que mostra um pouco de seu design. O modelo será produzido na fábrica da Aliança Renault-Nissan, em Chennai, de onde também será exportado para outros mercados asiáticos.
O Tekton compartilha a plataforma e base mecânica com o Renault Duster, reforçando a estratégia da marca japonesa de ampliar a sinergia entre projetos e reduzir custos. Sua inspiração veio do Nissan Patrol, principalmente na grade e nas linhas do capô — elementos que, segundo Ken Lee, diretor sênior de design da empresa, estabelecem uma conexão visual com o utilitário maior.
O design exibe lanternas e faróis em LED interligados por uma faixa luminosa que percorre toda a largura da carroceria. O padrão em C, típico de outros modelos da Nissan, reforça a identidade visual. Há ainda para-choques em dois tons, spoiler no teto e o nome Tekton em destaque na dianteira.
Os arcos de roda alargados e as rodas de liga leve multirraios remetem ao Magnite, outro SUV da marca, este feito com a plataforma do Kwid, mas o Tekton adota um posicionamento superior, com foco em robustez e acabamento aprimorado.
Por dentro, a Nissan revelou apenas uma prévia, mostrando um painel com três tons e materiais macios na parte superior. Uma faixa em cor cobre conecta a central multimídia às saídas de ar laterais, e a marca promete ambiente moderno, com foco em conectividade e segurança.
A motorização ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que o Tekton utilize os mesmos motores que o Duster, para reduzir os custos de produção. O SUV da Renault está para estrear na Índia e espera-se que use o 1.3 turbo a gasolina.
Como é um projeto para a Índia, o Tekton não tem chances de vir ao Brasil. A Nissan já possui o Kicks, que acabou de receber sua nova geração, além do modelo anterior, vendido como Kicks Play. A fabricante ainda trabalha em um utilitário que ficará no lugar do Kicks Play, que já roda em testes e receberá o nome Kait.