Nio ES6 é SUV elétrico chinês com banco reclinável e até 930 km de alcance
Apesar de ser tratado pela China como um SUV compacto, o novo ES6 tem dimensões de Jeep Commander
A chinesa Nio, que passou perto da falência nos últimos anos, segue demonstrando que está de volta à disputa dos carros elétricos. Após o sedã ET7, a marca lança agora a segunda geração do SUV ES6. Na China, o modelo custará o equivalente a até R$ 300.000, em conversão direta.
O ES6 tem sido o carro-chefe da Nio. Ainda em sua primeira geração, que foi apresentada em 2018, o SUV representou quase 64% das vendas da marca em 2020, 45% em 2021 e, 46%, em 2022, segundo o CnEVPost.
A nova geração do ES6 (que será chamado de EL6 na Europa, a fim evitar disputas com a Audi), mantém a identidade do modelo anterior, com os conjuntos de iluminação frontais separados. Agora, ele segue os passos do sedã ET7 com linhas e volumes mais arredondados e suaves, para menor resistência ao ar. Os faróis são full led.
A traseira segue a tendência mundial de lanternas inteiriças, que vão de um lado a outro, passando pela tampa do porta-malas. Apesar de ser tratado na China como um SUV compacto, o ES6 é maior do que um Jeep Commander. São 4,85 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,70 m de altura.
Por dentro, o SUV elétrico promete acabamento premium e de “altíssima” qualidade, e praticamente não tem botões físicos para deixar o visual ainda mais limpo. Além disso, o assento do passageiro quase se transforma em uma cama, reclinando 160º e levantando apoio para as pernas.
O modelo é equipado com dois motores, um dianteiro de 204 cv e um traseiro de 285 cv. Juntos, eles chegam aos 489 cv de potência. A Nio promete que o ES6 acelera de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.
Duas versões de bateria serão oferecidas: uma com 75 kWh, com autonomia projetada de 490 km, e uma de 100 kWh, para 625 km de autonomia estimada. A fabricante já anunciou uma terceira versão de bateria, de 150 kWh, prometendo até 930 km de alcance.