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Neta estreia em setembro com rival do BYD Dolphin por R$ 124.900

Marca chinesa iniciará operação nacional com dois SUVs, prometendo um esportivo para o final do ano e um utilitário médio para 2025

Por Nicolas Tavares, Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 ago 2024, 16h32 - Publicado em 7 ago 2024, 16h30
Neta Aya
Neta Aya (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)
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O Brasil está sendo invadido novamente pelas fabricantes chinesas e uma das que está prestes a iniciar as operações por aqui é a Neta. A empresa aproveitou o Festival Interlagos 2024 para apresentar ao público seus três primeiros modelos: o SUV compacto Aya, o esportivo GT e o utilitário Neta X.

Após a apresentação no evento, a fabricante começará a inaugurar suas concessionárias ao longo de agosto, abrindo 30 pontos de venda em 2024, chegando a 70 lojas em 2025. As vendas serão iniciadas em setembro com o Aya e o X. O GT fará sua estreia no final do ano. A Neta ainda confirma que terá mais uma novidade em 2025, na forma do Neta L, que chegará nas versões híbrida e elétrica. E, para 2026, será a vez do sedã EP34, ainda inédito.

Neta Aya
Neta Aya (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

A porta de entrada da empresa no Brasil, ao menos por enquanto, será o Aya. Com 4,07 metros de comprimento, 2,42 m de entre-eixos e um porta-malas de 335 litros, será vendido nas versões Comfort, por R$ 124.900, e Luxury, por R$ 134.900. Estes valores o posicionam exatamente entre os BYD Dolphin Mini e Dolphin.

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É equipado com um motor elétrico de 95 cv e 15,3 kgfm, utilizando uma bateria de 40,7 kWh, prometendo uma autonomia de 263 km pelo ciclo PBEV do Inmetro. Uma recarga em corrente alternada leva de 6 a 8 horas, enquanto um carregador DC recupera de 30% a 80% da bateria em 30 minutos.

Neta Aya
Neta Aya (Divulgação/Divulgação)

Entre os equipamentos estão a central multimídia de 14,6 polegadas na vertical, câmera de ré, controle de cruzeiro e bancos de couro. A versão Luxury adiciona o pacote de assistentes com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistência de permanência em faixa com alerta e assistente de farol alto.

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Neta X
Neta X (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

Logo acima estará o Neta X, com 4,53 m de comprimento, 2,77 m de entre-eixos e 508 litros de porta-malas, fazendo com que seja menor do que BYD Song Plus e GWM Haval H6, ambos medindo 4,70 m. Desembarca em três versões: X 400 (R$ 194.900), X 500 (R$ 204.900) e X 500 Luxury (R$ 214.900).

A diferença entre as versões 400 e 500 está no tamanho da bateria. O modelo mais básico tem um conjunto de 52,5 kWh, enquanto o mais caro adota baterias de 64,1 kwh. A Luxury, assim como no Aya, ganha equipamentos de segurança.

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Neta X
Neta X (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

Todas as configurações utilizam o motor de 163 cv e 21,4 kgfm. A autonomia é de 258 km na versão 400 e 317 km no X 500, ambos com já homologados pelo Inmetro. Na hora de carregar, levará 9 horas para encher a bateria com uma estação AC, subindo para 11 horas na variante 500. Para ambos, a Neta declara uma recarga rápida DC em 30 minutos.

Neta X
Neta X (Divulgação/Divulgação)

Está confirmado que terá farois de led, central multimídia de 15,6 polegadas, seis airbags, carregador wireless de smartphones de 15W, porta-malas com aberta elétrica e teto panorâmico. No quesito segurança, trará câmera 360°, detector de ponto cego, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência e mais.

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Tanto o Neta X quanto o Aya virão com um wallbox de 7kW incluso, cinco anos de garantia total e oito anos para o motor e a bateria. Para atrair os clientes, a empresa ainda promete que as cinco primeiras revisões serão gratuitas, feitas a cada 20.000 km. E, para evitar dores de cabeça no pós-venda, terá um centro de distribuição em São Bernardo do Campo (SP) com um estoque inicial de 75 mil peças.

Neta GT
Neta GT (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

Ainda sem preço, o Neta GT virá em duas versões, com tração traseira ou integral, prometendo um desempenho digno. A versão de tração traseira tem um único motor de 231 cv e 31,6 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Com dois propulsores, o esportivo passa a ter 394 cv e 63,2 kgfm, chegando a 100 km/h em 3,7 s. A bateria é de 74,4 kWh, o que dá 580 km de autonomia pelo ciclo de testes CLTC usado na China.

Neta GT
Neta GT (Divulgação/Divulgação)

Não espere que seja barato, pois a lista de equipamentos já deixa claro que virá muito recheado. Terá multimídia de 17,6 polegadas, sistema de som com 12 alto-falantes, teto panorâmico, bancos elétricos, luz ambiente em led, painel de instrumentos digital, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, estacionamento remoto e outros.

Neta L
Neta L (Neta/Divulgação)

Em 2025, o Neta L virá para ser o verdadeiro rival do Song Plus e Haval H6, com 4,77 m de comprimento. Terá uma versão híbrida completa, usando um motor 1.5 a gasolina de 89 cv e outro elétrico de 231 cv, recarregando automaticamente as baterias de 30 kWh. A Neta o trata como um elétrico com extensor de autonomia, utilizando o motor a combustão como gerador de energia para as baterias, prometendo uma autonomia de 1.070 km.

A variante elétrica tem o mesmo motor de 231 cv, substituindo o conjunto de bateria por um de 68,1 kWh, elevando o alcance para 460 km pelos testes na China. Os preços deste modelo serão revelados apenas em 2025 e a data exata de lançamento ainda não foi confirmada.

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