Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Na Rússia, Lada Laika é convertido em aberração com 14 rodas

Os russos atacaram novamente, mas desta vez foi com um Lada Riva que foi customizado com duas pirâmides de pneus que o deixam com 14 rodas no total

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 8 out 2021, 02h30 - Publicado em 9 out 2021, 06h32
Lada Riva com 14 rodas visto 3/4 de frente
O sedã de 14 rodas foi apresentado pelos russos da página Garage 54 Garage 54/Reprodução

Mais um dia normal na Rússia. Depois de criar um Lada Laika que cuspia fogo pelos faróis, os russos não se contentaram e resolveram se superar. A novidade é um Lada Laika com 14 rodas. Isso mesmo, 14 rodas. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Os russos da página Garage 54 estão acostumados a fazer loucuras com automóveis, mas a customização no mínimo inusitada do sedã se destacou. Eles adicionaram duas pirâmides formadas por seis rodas cada no eixo traseiro do sedã Riva, que foi vendido no Brasil como Lada Laika. 

Depois do processo, os criadores da página compartilharam o resultado com os seus mais de 1 milhão de seguidores em uma rede social. Para que o modelo pudesse funcionar “normalmente”, eles foram obrigados a utilizar rodas gigantes de off-road no eixo dianteiro para balancear o modelo. 

View this post on Instagram

Uma publicação compartilhada por Гараж 54 (@garage_54)

Continua após a publicidade

A pirâmide é formada por 3 rodas na base, duas no nível intermediário e apenas uma no topo. A roda mais acima recebe a força do motor e transfere o torque às outras. 

Para unir todo o conjunto a engenhoca conta com barras de ferro para segurar os dois eixos juntos. Mesmo assim, é óbvio que o projeto ainda tem alguns problemas que precisam ser ajustados. 

  • O carro só consegue andar em uma superfície lisa e plana para que os pneus estejam em contato uns com os outros. Quando o modelo passa por uma poça, as rodas começam a deslizar e o carro para de se mover, por exemplo. A falta de suspensão faz com que o monstro não seja capaz de andar em superfícies acidentadas. 

    View this post on Instagram

    Uma publicação compartilhada por Гараж 54 (@garage_54)

    Continua após a publicidade

    Mesmo com algumas falhas, o modelo parece funcionar, até de maneira inesperada. É óbvio que o Lada Riva com 14 rodas não foi feito para andar pelas ruas da Rússia, mas sim para entreter os seguidores da página, coisa que ele não deixa a desejar.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    CAPA quatro rodas setembro edição 749
    A edição 749 de QUATRO RODAS já está nas bancas! arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade