Um dos espaços mais importantes para a história do automóvel no Brasil foi fechado nesta quinta-feira (20). O prédio em que funcionava o Museu do Automóvel de Brasília (DF) foi lacrado pela Secretaria do Patrimônio da União.
O Museu do Automóvel, criado em 2004, ocupava um espaço cedido pelo Ministério dos Transportes. De acordo com o curador Roberto Nasser, a própria Secretaria do Patrimônio da União emitia uma autorização para o seu funcionamento, mas sem oficializar o local como sede definitiva do Museu.
O fechamento decorreu de um pedido do Ministério dos Transportes de reaver o prédio, num processo iniciado em 2010. A princípio, o local deverá receber arquivo morto. “Esse arquivo é proveniente de um órgão extinto, a Rede Ferroviária, e se encontra no RJ”, disse Nasser.
Situação do Museu
Raridades compõem um acervo de mais de 40 carros, como Willys Itamaraty, Willy Capeta, Cadillac, Rolls-Royce, DKW Candango, entre outros, além de milhares de documentos e livros referentes à história do automóvel no Brasil.
“A coleção começou há 40 anos. Desde então, também recebemos empréstimos e doações”, disse o curador. Além do acervo, o Museu oferecia cursos, como o de Mecânica de Automóveis para Mulheres, que teria início hoje.
Nasser afirmou que, caso não seja encontrado um local apto a receber as peças do Museu, os itens poderão ser vendidos para outros países. “Há a possibilidade de transferi-lo para o parque da cidade, mas para isso é necessário um decreto do governo local e a adequação do espaço”, disse Nasser.
Para tentar evitar o fechamento definitivo, foi criado um abaixo-assinado direcionado à Presidência da República, solicitando a definição de um novo espaço para o Museu. O documento pode ser acessado neste link. Até o momento, mais de 6,5 mil pessoas já assinaram a proposta.
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Omoda 5 HEV estreia no Brasil com preço de VW T-Cross e faz até 15 km/l







