Multa por esquecimento de CNH poderá deixar de existir
Porte do documento do licenciamento anual também deixará de ser obrigatório

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 8022/14. Ele impede a aplicação de multa e a retenção do veículo caso o motorista não esteja com a carteira de habilitação e o licenciamento anual. De autoria da ex-deputada Sandra Rosado e da deputada Keiko Ota (PSB-SP), o projeto justifica que não faz sentido punir o condutor pelo simples fato de esquecer os documentos, quando essas informações já podem ser consultadas em banco de dados informatizado.
LEIA MAIS:
>> Projeto quer tornar obrigatório estepe idêntico aos demais pneus
>> Extintor de incêndio pode voltar a ser obrigatório
>> Controle de estabilidade deve ser obrigatório a partir de 2020
Segundo a proposta, quando não for possível para o agente de trânsito realizar a consulta online das informações do veículo ou condutor, o auto de infração será cancelado caso o condutor apresente, em até 30 dias, o documento ao órgão de trânsito responsável pela autuação. Assim, o motorista não terá pontos computados em sua carteira.
De acordo com a aprovação feita pelo relator da Comissão, o deputado Diego Andrade (PSD-MG), será exigida apenas apresentação de algum documento de identificação oficial (como o RG) para ser beneficiado pela medida. O texto ainda precisa ser analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)
Impressa + Digital
Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.
Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.
Comparativo entre os principais modelos do mercado.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.