PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Motorhome elétrico da Winnebago tem carga para até uma semana no mato

Feito com base em um Ford E-Transit, protótipo busca encontrar soluções para um motorhome elétrico comercialmente viável — e quase chega lá

Por Eduardo Passos
24 jan 2023, 21h48
No eRV2 é possível passar uma semana "escondido", com geladeira, fogão, banheiro e ar-condicionado disponíveis
No eRV2 é possível passar uma semana "escondido", com geladeira, fogão, banheiro e ar-condicionado disponíveis (Divulgação/Winnebago)
Continua após publicidade

É difícil encontrar um segmento automotivo que não mudará drasticamente com a eletrificação. No caso dos veículos recreativos — que englobam trailers e motorhomes — essa mudança deve vir para o bem, como mostra a nova criação da Winnebago.

A fabricante norte-americana, especialista em veículos do tipo, apresentou o protótipo do eRV2, um motorhome elétrico que utiliza a sustentabilidade para acrescentar (ao invés de diminuir) o conforto dos ocupantes.

O eRV2 é construído com base no Ford e-Transit, furgão elétrico que chegará ao Brasil neste ano. A configuração utilizada tem motor e tração traseiros, com 270 cv e 43,8 kgfm de torque que, instantâneo, promete condução obediente e prática.

Ford E-Transit Van
Autonomia da e-Transit é pensada em fretes urbanos. Eis o grande problema para o lançamento comercial do motorhome (Divulgação/Ford)

Um problema, entretanto, é o alcance de meros 172 km com a bateria de 67 kWh cheia. A própria Winnebago admite que isso é uma falha sensível, mas explica que a função do protótipo é justamente encontrar soluções para questões práticas. A marca disse já estar buscando saídas que estendam o alcance de uma futura versão comercial.

Continua após a publicidade

Alguns auxílios já existem, como as placas solares embutidas no furgão, que ajudam principalmente no fornecimento de energia elétrica para os “hóspedes”. A Winnebago ainda se juntou à Lithionics Battery para dar uma de BYD e criar baterias laminares que, neste caso, têm 15 kWh e alimentam somente o uso pessoal de eletricidade.

Interior do Winnebago eRV2
(Divulgação/Winnebago)
Continua após a publicidade

Isso garante até sete dias de acampamento ao ar livre. À disposição, há novo sistema de ar-condicionado (30% mais eficiente do que antecessores), fogão por indução e banheiro completo. Também há Wi-Fi integrado e novos reservatórios de água suja e potável.

Uso de baterias laminares foi importante para economizar espaço no e-Transit
Uso de baterias laminares foi importante para economizar espaço no e-Transit (Divulgação/Winnebago)

Nessa eventual semana off, os ocupantes terão à disposição um interior completamente novo, baseado na curiosa “filosofia Japandi”, que une conceitos japoneses e escandinavos.

Continua após a publicidade
Winnebago eRV2 motorhome elétrico (1)
Aplicativo permite que o furgão seja comandado à moda de uma casa inteligente (Divulgação/Winnebago)

Na prática, além do interior discreto e bem acabado, há uso de materiais renováveis nos tapetes, cortinas e estofamento. Partes do mobiliário são feitas de acrílico biodegradável e até as luzes noturnas são ajustadas para não interferirem na fauna e flora ao redor do camping.

Segundo a marca, interior é fusão de estilos japoneses e escandinavos
Segundo a marca, cabine traz fusão de estilos japoneses e escandinavos (Divulgação/Winnebago)

Segundo a Car and Driver, a Winnebago segue desenvolvendo seu motorhome elétrico junto a clientes. O processo, entretanto, é longo e não há prazo de lançamento comercial ainda.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.