Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Morre Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da Caoa, aos 77 anos

Fundador do Grupo Caoa, representante de Hyundai, Subaru e Caoa Chery, morreu em São Paulo aos 77 anos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 set 2021, 06h43 - Publicado em 14 ago 2021, 09h59
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da Caoa
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da Caoa (Hyundai CAOA/Reprodução)

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Dr. Caoa e fundador do Grupo Caoa, morreu na manhã deste sábado aos 77 anos.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

“Dr Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”, afirma nota divulgada pela diretoria da Caoa.

O Grupo Caoa continuará sendo gerido pelos atuais executivos da empresa. Ele ocupava o cargo de presidente do Conselho de Administração do Grupo Caoa.

“A família Hyundai envia nossas mais sinceras condolências à família e aos colaboradores de Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Como fundador da CAOA, nossa parceira de negócios no Brasil por mais de 20 anos, Dr. Carlos deixa um grande legado para a indústria automobilística brasileira. Sua liderança visionária contribuiu para a introdução da marca Hyundai no País e ainda continuava atuante em nossa presença local. Nossos sentimentos e orações estão com sua família”, comenta Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai Motor no Brasil e nas Américas Central e do Sul.

Continua após a publicidade

Caoa fundou um dos maiores grupos automobilísticos do Brasil, que nasceu da compra de uma concessionária Ford em Campina Grande (PB). Ele havia adquirido um Ford Landau, mas a concessionária faliu e, mesmo formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, resolveu comprar a concessionária como forma de compensar a perda do dinheiro pago pelo carro.

Isso foi em 1979. Seis anos depois, a Caoa se tornava a maior revendedora Ford do Brasil. O Dr. Caoa chegou a aceitar tijolos e até cabeças de gado como pagamento pelos carros e, assim, ganhou fama no nordeste brasileiro. Em 2006 era o maior concessionário Ford da América Latina.

chery_tiggo_5x_
Tiggo 5X é o carro mais vendido da Caoa Chery no Brasil, mas muda em breve (Divulgação/Chery)

Em 1992 a Caoa passou a ser representante da Renault no Brasil, o que durou até 1998 quando a fabricante francesa assumiu as operações. Nesse interim, passou a representar a Subaru e poucos anos depois assumiu as operações da Hyundai. Hoje as duas marcas estão de lado, com oferta de modelos minguada e desatualizada.

Continua após a publicidade

Nos últimos anos o Grupo concentrou seus esforços na Caoa Chery. No final de 2017 o Grupo Caoa comprou a metade das operações da Chery no Brasil, investindo em reposicionamento da marca, novas concessionárias e, como já fazia antes com a Hyundai, em muita publicidade na televisão e na mídia impressa. Conta-se que Carlos Alberto participava ativamente do processo de criação das peças publicitárias.

Por pouco, o maior representante Ford do Brasil não comprou a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP). O Grupo Caoa ainda teria avaliado a compra da fábrica da Ford em Camaçari (BA). Seria uma volta e tanto na história.

Contudo, em maio o Grupo alcançou um feito: emplacou mais carros novos, com a Chery, do que a marca que representou por mais de 40 anos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Continua após a publicidade

Edição de julho

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.