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Caoa vence Hyundai na justiça e poderá trazer novos modelos ao Brasil

Fabricante sul-coreana tentou impedir renovação automática de contrato de representação, mas perdeu em corte arbitrária internacional

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 jul 2021, 12h49 - Publicado em 23 jul 2021, 12h19
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Hyundai Tucson já tem nova geração lá fora, enquanto o modelo fabricado no Brasil nem sequer foi reestilizado (Divulgação/Hyundai)

Demorou, mas a novela parece ter chegado ao fim. Caoa e Hyundai brigavam na justiça pelo direito de produzir os carros da marca coreana no Brasil desde 2017. A questão chegou à corte arbitral da Câmara de Comércio Internacional, em Frankfurt, Alemanha, que teve decisão favorável à Caoa e não cabe recurso. 

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O contrato previa uma renovação automática por mais 10, mas a Hyundai ofereceu uma opção de renovação por dois. Liminares vinham garantindo as operações da Hyundai Caoa nos últimos anos.

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Nova geração do Hyundai Elantra (Divulgação/Hyundai)

Agora a Caoa está livre para investir na importação e produção local de novos carros da Hyundai com alguma segurança por mais alguns anos, enquanto a Hyundai Motor Brasil (controlada pela matriz), segue com a produção nacional de HB20 e Creta.

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A Hyundai ficou em segundo plano dentro da Caoa desde que a Caoa assumiu a frente da operação da Chery no Brasil. Basta ver que a linha de carros de passeio, hoje, é composta pelos defasados iX35 (que pode sair de linha ao final de 2021) e Tucson, que já tem nova geração lá fora e nem sequer passou por reestilização. Ambos são montados no Brasil, enquanto o Azera é o único importado disponível, visto que o estoque do Santa Fe chegou ao fim.

Nova picape chegará aos EUA no meio do ano, antes de seguir para outros mercados
Hyundai Santa Cruz é picape monobloco com porte da Fiat Toro (Divulgação/Hyundai)

A Caoa ainda monta dois caminhões Hyundai em Anápolis (GO): o pequeno HR e o HD80.

É uma realidade muito diferente daquela que a Hyundai vivenciou a partir do final dos anos 2000, quando a primeira geração do Hyundai Tucson virou moda, ajudou a fazer modelos como Santa Fe, Vera Cruz e Azera serem desejados no Brasil. Mas o grande fenômeno talvez tenha sido o i30, que chegou a ser o hatch médio mais vendido do Brasil quando o segmento ainda era muito relevante. Elantra e Veloster também não podem ser esquecidos.

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Hyundai Ioniq 5 é crossover elétrico revolucionário da fabricante sul-coreana (Divulgação/Hyundai)

Hyundai e Caoa têm vínculos desde 1999 e o interesse da empresa sul-coreana seria, justamente, poder explorar o negócio de importação de seus carros sem um intermediário e até chegou a importar alguns carros recentes. Esse plano será adiado por mais alguns anos.

As novidades poderão incluir a picape Santa Cruz, a nova geração do Tucson e o novo Elantra, formalizando a chegada da nova (e ousada) linguagem de design da marca.

Procurada, a Caoa disse que ainda não vai se manifestar sobre a decisão da corte arbitral.

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