Os dez carros 2024 mais baratos do Brasil; veja equipamentos e opcionais
Apenas um modelo zero quilômetro fechou o ano custando menos que R$ 70.000; o segmento de entrada teve poucas movimentações em 2023
Com o segmento premium aquecido, o Brasil teve poucas movimentações no primeiro escalão do mercado em 2023. Ou seja, a faixa dos modelos mais baratos do país passou o ano praticamente sem novidades, com exceção para o Hyundai HB20, que teve uma sutil troca de versões.
As maiores novidades, é claro, ficaram para os preços dos ocupantes dessa fatia: este ano, marcado por um período de redução de preços para carros populares, fecha com apenas um modelo abaixo dos R$ 70.000 – e por apenas R$ 10. Em 2022, eram três. Também neste ano, a disputa pelo lugar do carro mais barato do país, travada por Fiat Mobi e Renault Kwid, foi mais branda e um deles seguiu sem preocupações na liderança.
Veja abaixo os dez carros novos mais baratos do Brasil em 2024, considerando suas possíveis variações de motorizações, câmbios e versões.
10° – Citroën C3 Feel 1.0 – R$ 83.990
Configuração mais cara do modelo quando equipado com motor 1.0 de até 75 cv e 10,7 kgfm, a Feel tem rodas de liga leve com 15″, luzes diurnas em led e passa a ter como opção a pintura em dois tons, além da cor Azul Spring, indisponível nas mais baratas. A lista de equipamentos é boa: há ar-condicionado, ESP, vidros dianteiros e traseiros elétricos, sensor de pressão dos pneus, alto-falantes dianteiros e traseiros, além de tweeters dianteiros, e central multimídia de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Só há airbags frontais.
9° – Hyundai HB20 Sense Plus 1.0 – R$ 82.890
Recém-lançada, a versão Sense Plus tira o aspecto demasiadamente simples da Sense – R$ 600 mais barata e que deixa de ser vendida. Entre os diferenciais estão acabamento preto na coluna B e na moldura das portas, e retrovisores e maçanetas na cor do veículo. De série, há ar-condicionado, ESP, rádio com bluetooth, e direção e vidros dianteiros elétricos. Além do melhor acabamento da lista, ele também é o que tem mais airbags (são seis!) e o único com piloto automático e limitador de velocidade. O motor é 1.0 de três cilindros, com até 85 cv e 10,2 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas.
8° – Fiat Argo 1.0 – R$ 80.990
O Argo mais barato à venda no Brasil tem uma lista de equipamentos modesta. Inclui ar-condicionado, direção elétrica, rodas de aço com calotas de 14″, computador de bordo com tela de 3,5″ monocromática, airbags frontais, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas. Maçanetas e retrovisores externos são em preto, não há assinatura em led e tampouco rádio, e os retrovisores externos têm comandos manuais internos. O motor 1.0 é o mesmo do Citroën C3, com 75 cv e 10,5 kgfm.
7° – Citroën C3 Live Pack 1.0 – R$ 80.990
Mais simples que a versão Feel, mas não tão despojada quanto a Live, a Live Pack tem rodas de 15 polegadas, sensor de pressão dos pneus, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, luzes diurnas halónegas e volante com comandos de som. Também tem central multimídia de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
6° – Renault Kwid Outsider – R$ 76.990
O Kwid topo de linha custa diferencia-se pelo visual mais aventureiro, que inclui apliques plásticos, rack de teto e rodas de liga leve aro 14 – as demais têm calotas. A lista de equipamentos, porém, é a mesma da versão Intense, assim como o motor 1.0 de 71 cv e câmbio manual de cinco marchas. Entre suas economias, o Kwid é marcado pelo limpador único de para-brisa, além das rodas fixadas com três parafusos.
5° – Renault Kwid Intense – R$ 74.090
Com o mesmo pacote de equipamentos da versão Outsider, a Intense soma à Zen itens como retrovisores elétricos, câmera de ré, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay via cabo, abertura do porta-malas à distância pela chave (esta, do tipo canivete), maçanetas na cor da carroceria e calotas com aparência de rodas diamantadas.
4° – Fiat Mobi Trekking – R$ 73.590
Mais barato que seu concorrente, o Mobi Trekking também diferencia-se pelo visual aventureiro, incluindo adesivos, calotas de 14″ exclusivas e adereços plásticos, como rack de teto. O pacote de equipamentos também é melhor e acrescenta banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete com comandos à distância e central multimídia de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Veja mais itens de série e motorização logo abaixo, na versão Like.
3° – Citroën C3 Live 1.0 – R$ 72.990
Com a versão mais barata também inclusa na lista, o C3 tem todas as suas versões 1.0 entre os carros mais baratos do país. Sua lista de série é mais modesta, porém: inclui ar-condicionado, assistente de partida em rampas, vidros elétricos dianteiros, luzes diurnas halógenas, airbags frontais sensor de pressão dos pneus e travas elétricas. Há rodas de aço com calotas aro 15, mas não há sequer rádio.
2° – Renault Kwid Zen – R$ 71.190
Desde a sua versão mais barata, a Zen, o Kwid é equipado com quatro airbags, ar-condicionado, assistente de partida em rampas, ESP, desembaçador do vidro traseiro, direção elétrica, sensor de pressão dos pneus, computador de bordo, rádio com Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e luzes diurnas em led. O modelo tem rodas de aço com calotas de 14″, e o mesmo motor 1.0 de até 71 cv.
1° – Fiat Mobi Like – R$ 69.990
O ano de 2023 fecha com o Mobi Like como o carro mais barato do Brasil. O subcompacto da Fiat tem uma lista de equipamentos modesta, além de mecânica defasada, mas é o único zero quilômetro abaixo dos R$ 70.000 no país.
De série, ele tem ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, airbags frontais e calotas de 14″. Não há ajustes elétricos de retrovisores, chave canivete, rádio e direção elétrica – no Mobi, ela ainda é hidráulica. Além disso, ele é o único carro do mercado com motor 1.0 de quatro cilindros, que rende 74 cv e 9,7 kgfm. Não há opção de três cilindros, como já teve há alguns anos na versão Drive.