Mitsubishi L200 2024 usa chassi da nova Frontier e tem potência da Hilux
Nova L200 Triton 2024 usa a mesma base da nova Nissan Frontier, tem motor turbodiesel de 204 cv e não abandona a tração integral
A nova geração da Mitsubishi L200 Triton acaba de ser revelada na Tailândia. Esta não é uma atualização profunda como a promovida em 2015, mas quase uma revolução para a picape média da Mitsubishi, que agora tem novo motor e novo chassi que serão compartilhados com a próxima geração da Nissan Frontier.
Na dianteira, a Mitsubishi L200 está mais agressiva e quase irreconhecível. A grade mais reta estreita a relação visual com o novo Outlander e mantém os faróis separados, mas estão menos distantes e são separados por uma moldura em “C” cromada ou preta, dependendo da versão. As luzes diurnas de leds continuam bem finas e estão posicionados logo abaixo do capô, enquanto os faróis principais cresceram um pouco.
Na traseira, as mudanças foram mais contidas. As lanternas continuam verticais e a caçamba mantém os fortes vincos nas laterais e na tampa, que dá destaque ao logo da Mitsubishi. O para-choque também teve seu desenho revisado.
A principal mudança, porém, está no tamanho da caçamba. Ela está mais baixa na sexta geração, perdendo 4,5 cm. Dessa forma, a sua distância em relação ao solo chega aos 82,2 cm, facilitando o acesso ao compartimento de cargas.
É interessante notar que a cabine perdeu a curva na junção com a caçamba, que era uma estratégia para aumentar o conforto no banco traseiro sem reduzir o compartimento de carga. Mas, no geral, a L200 2024 está maior em todas as dimensões: ficou 8 cm mais longa, 9 cm mais larga, 2 cm mais alta, enquanto a distância entre-eixos está 13 cm maior.
Suas novas medidas são 5,36 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,81 m de altura e 3,13 m.
O novo chassi de longarinas, de acordo com a Mitsubishi, está “significantemente melhor” que o anterior. Ele teve seção transversal aumentada, melhorando a rigidez de flexão em 40% e a torcional em 60%. Além disso, a caçamba agora é constituída por mais aço de alta resistência, diminuindo o seu peso bruto, como informou a montadora.
Passando para o motor, a nova L200 Triton mantém o 2.4 turbodiesel, mas em três configurações diferentes. Na mais fraca, ele produz 149 cv e 33,6 kgfm, subindo para 183 cv e 43,8 kgfm, na intermediária e chegando aos 204 cv (mesma potência da Toyota Hilux) e 47,9 kgfm, na afinação mais forte. Vale lembrar que o motor da atual geração da picape vendida por aqui também é um 2.4 turbodiesel, mas sua potência e torque são de 190 cv e 43,9 kgfm.
Independente dos seus números, o motor poderá receber câmbio manual ou automático, ambos com seis marchas, e a tração poderá ser 4×4 integral ou traseira. Para os modelos 4X4 a Mitsubishi traz os sistemas Easy Select 4WD e Super Select 4WD-II.
Os sistemas atuam com um diferencial de deslizamento limitado com detecção de torque central, que distribui o torque em uma proporção de 40% na dianteira e 60% na traseira. O Super Select permite ao motorista selecionar entre os modos de tração 2H (tração traseira), 4H (4X4 integral), 4HLc (diferencial central bloqueado) e 4LLc (diferencial central bloqueado com reduzida).
Esses modos de tração podem ser alternados de acordo com o modo de condução escolhido pelo motorista. São sete ao todo: Normal, Eco, Gravel (cascalho), Snow (neve), Mud (lama), Sand (areia) e Rock (pedras).
Outra exclusividade é o controle ativo de curvas, que ajuda a melhorar a estabilidade das curvas, aplicando o freio levemente na roda dianteira interna. Já a suspensão foi revisada e tanto a traseira, quanto a dianteira são do tipo duplo A.
Na frente, o braço superior da suspensão foi movido para cima para aumentar o curso em 20 mm, o que, segundo Mitsubishi, melhora a aderência da picape e o conforto. As molas também foram trocadas por um conjunto mais leve na dianteira, enquanto os amortecedores ficaram mais espessos.
Sobre a cabine, a Mitsubishi não quis dar muitos detalhes. Pelas imagens, é possível ver que passou a ter linhas mais retas que alinham a central multimídia destacada com o console central. Ainda tem ar-condicionado de duas zonas que preserva os botões físicos e seletor giratório para os modos de tração. Mas o quadro de instrumentos continua com mostradores analógicos com uma tela colorida no meio.
Na parte de segurança, a picape está equipada com pacote ADAS completo, que inclui frenagem de emergência autônoma, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistência de manutenção de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
A nova Mitsubishi L200 Triton já está à venda na Tailândia em versões com cabine simples, dupla ou estendida. e deve chegar em outros mercados asiáticos e da Oceânia até o fim do ano.
No Brasil, a quinta geração é produzida em Catalão (GO) e ainda não há informações se ela será substituída pela sexta ou se a novidade chegará importada em um primeiro momento, como já aconteceu no lançamento das duas últimas gerações.