Mini Cooper JCW mistura linhas novas e antiga, e perde câmbio manual
Cada um tem uma traseira diferente, mas o interior é idêntico; já o motor 2.0 turbo manteve a potência, mas ganhou mais torque
Menos de um mês se passou desde a apresentação do novo Mini Cooper JCW, a versão mais esportiva do compacto, em uma inédita variante elétrica. Porém, os fãs mais conservadores do hot hatch podem ficar despreocupados: agora ele atualiza também suas configurações a combustão. Mas nem tudo são flores.
Vale dizer, antes de mais nada, que a carroceria do novo Mini JCW a combustão é diferente do elétrico, e ainda há variações entre dianteira e traseira. No caso do combustão, a carroceria utilizada tem partes da antiga, o que talvez seja um alívio para quem não gostou do modelo mais recente. Ou quase isso.
O modelo foi revelado em suas variantes hatch e conversível, que seguem o mesmo padrão visual. O para-choque dianteiro tem grandes aberturas para mostrar que não se trata de um Mini Cooper qualquer, além de detalhes em vermelho nas extremidades. Também há vermelho nos retrovisores. Para o conversível, a cor é repetida em faixas no capô e, para o hatch, na pintura do teto. Na dianteira, a carroceria é antiga.
A traseira da versão conversível é a anterior, com lanternas maiores e mais arredondadas, e luzes que reproduzem o desenho da bandeira do Reino Unido. No hatch, a traseira é a nova, com as polêmicas lanternas triangulares. Em ambas, há uma ponteira central única e o logo da versão JCW foi atualizado, posicionado ao lado do nome “Cooper”. As rodas podem ter 17″ ou 18″.
A mistura não vale para o interior, que é sempre o mesmo, independentemente da configuração. Trata-se do novo interior, com uma grande tela central redonda que representa de uma só vez o quadro de instrumentos e a central multimídia. Para quem preferir olhar para a frente para checar a velocidade, há o head-up display.
Ainda no interior, o painel tem a porção central em tecido preto com estampas em vermelho, remetendo a quadriculados esportivos. Os bancos também são em preto e vermelho.
O motor dos modelos é o mesmo utilizado anteriormente, um 2.0 turbo de quatro cilindros com 231 cv de potência. O torque aumentou 6,2 kgfm e agora é de 38,7 kgfm. Ou seja, são 30 cv a menos do que a versão elétrica, mas 3 kgfm a mais. Para acompanhar o motor, o câmbio agora é sempre automatizado de dupla embreagem de oito marchas. Sai de cena a opção manual.
De acordo com a Mini, o JCW hatch vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, contra 6,4 segundos do conversível. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h e 245 km/h, respectivamente.