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Mercedes mostra projeto de carro elétrico com 1.000 km de autonomia

A empresa anunciou seus planos de eletrificar todo o catálogo até 2030 e o Vision EQXX, com divulgação prevista para 2022, faz parte da estratégia

Por Pedro Henrique Oliveira
23 jul 2021, 14h01
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  • CEO da Mercedes, Ola Källenius, ao lado da família elétrica da marca com 7 modelos
    A Mercedes pretende contar com um catálogo 100% elétrico em 2030 (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A Mercedes é mais uma fabricante que anuncia sua estratégia rumo à eletrificação total dos seus carros. A fabricante afirmou que o seu catálogo será composto apenas por veículos elétricos a partir de 2030, mesma data apontada por outras empresas.  

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    O processo já está em andamento e a transição começará bem antes. A Mercedes já planeja o lançamento de versões elétricas de praticamente toda a sua linha de carros a combustão. Os próximos serão os EQS e EQB, que devem se juntar aos EQA e EQC, que já estão à venda em vários mercados – entre eles o Brasil, no caso do EQC

    Mercedes-EQ, EQS 580 4MATIC visto 3/4 de trás
    Para cumprir a meta de eletrificar todo o catálogo até 2030, a empresa está desenvolvendo novas tecnologias para as baterias e aerodinâmica (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O CEO da Mercedes, Ola Källenius, afirmou que “o ponto de inflexão está cada vez mais perto e a marca estará pronta para mudar o catálogo para apenas elétricos no final da década”, disse. A intenção é que, até 2025, a fabricante conte com pelo menos uma opção elétrica de todos os modelos vendidos. 

    Mercedes EQA
    O EQA, modelo elétrico da marca alemã, já faz parte do plano de eletrificação (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Por falar em 2025, o ano é tratado como um ponto de virada dentro da empresa, isso porque serão lançadas três plataformas extremamente flexíveis dedicadas aos modelos elétricos. Elas incluirão a MB.EA, para veículos médios e grandes, a AMG.EA, para os carros da divisão esportiva e a Van.EA, designada para os veículos comerciais da fabricante. 

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    Mercedes-EQ EQB marrom visto 3/4 de trás
    O EQB é outro modelo da marca que iniciou o movimento de eletrização do catálogo (Divulgação/Mercedes-Benz)

    No caso dos compactos elétricos, a plataforma que será utilizada é a MMA. Será a última a ser lançada e sustentará tanto modelos movidos a bateria como os últimos com combustíveis fósseis. 

    Como parte do plano estratégico da empresa, a Mercedes pretende entregar a sua produção de caminhões e ônibus para a Daimler Truck, também gerenciada por Källenius. Mesmo neste setor, existem planos para a utilização de elétricos, seja movidos a bateria ou até mesmo a hidrogênio. 

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    Mercedes-EQ, EQS 580 4MATIC visto 3/4 de frente
    A ideia da empresa é contar com pelo menos uma versão elétrica de cada modelo até 2025 (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Para promover todas estas mudanças, a empresa investe em novas tecnologias para a fabricação de baterias. A Mercedes busca a utilização de diferentes materiais e processos de produção para aumentar a autonomia e o desempenho das motorizações. 

    Divulgação do Mercedes Vision EQXX
    O Mercedes Vision EQXX promete 1.000 quilômetros de autonomia com baterias superpotentes e aerodinâmica impecável (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Neste cenário, a fabricante apresentou as primeiras imagens do modelo Vision EQXX, carro-conceito que será oficializado em 2022 e promete revolucionar o que diz respeito a autonomia de baterias.

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    O objetivo da Mercedes é que o modelo tenha nada menos que 1.000 quilômetros de autonomia. Para isso, os alemães não utilizarão uma bateria gigantesca, mas trabalham para melhorar a capacidade da motorização e melhorias na aerodinâmica para diminuir o consumo energético. 

    Mercedes Vision EQXX preto visto de frente
    O modelo deve ser revelado por completo em 2022, com o avanço das motorizações elétricas e da aerodinâmica (Divulgação/Mercedes-Benz)

    As previsões indicam que, em velocidades normais, o Vision EQXX será capaz de fazer mais de 10 quilômetros por kWh. Se a bateria utilizada pela fabricante for próxima aos 100 kWh, a sonhada autonomia de 1.000 quilômetros será alcançada.

    Os planos de eletrificação da empresa alemã são ambiciosos e incluem a AMG, divisão esportiva da marca. Mesmo assim, os fãs dos esportivos da Mercedes podem ficar tranquilos, porque o futuro dos modelos AMG estão em boas mãos: a fabricante adquiriu a empresa britânica especialista em motores elétricos, a Yasa, para ajudar no desenvolvimento das motorizações mais poderosas.

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    Mercedes-EQ EQS prata visto por trás
    O EQS é o primeiro sedã elétrico da empresa alemã e pode ter versão com chancela da AMG (Divulgação/Mercedes-Benz)

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