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Mercedes EQC 4×4² prova que elétrico pode ser SUV off-road de respeito

O conceito tem eixo portal e o dobro de altura livre do solo que a versão tradicional para encarar as trilhas off-road sem perrengue

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 out 2020, 11h52 - Publicado em 14 out 2020, 07h00

Elektroauto der Extreme: Elektrischer Luxus goes offroad: Elektromobilität wird abenteuerlustigElectric car of extremes: Electric luxury goes off-road: Electric mobility develops a thirst for adventure

A Mercedes apresentou o seu SUV 100% elétrico, o EQC, em versão voltada para o uso no off-road pesado. Com mudanças visuais e eletrônicas o EQC 4×4² ainda é um conceito, mas mostra o potencial que um elétrico pode ter em terrenos fora de estrada e antecipa o que poderemos ver futuramente.

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Uma das alterações mais visíveis foi feita na altura livre do solo que mais que dobrou em relação ao EQC convencional. São 29,3 cm do conceito contra 14 cm da versão tradicional – 15 cm mais alto.

EQC 4X4
(Divulgação/Mercedes-Benz)
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Isso vem do novo conjunto de suspensão e também do eixo portal, onde o cubo da roda fica mais baixo que a ponta do eixo. Combinado ao novo desenho dos para-choques proporcionou novos e melhores ângulos de entrada e saída, com 31,8º e 33º, respectivamente.

Também alargaram os para-lamas com o intuito de abrigar as grandes rodas aro 20 e os largos pneus 285/50. Com isso a carroceria ficou 20 cm mais larga, 10 cm para cada lado.

mercedes-eqc-4×4-2-concept-1020-028
(Divulgação/Mercedes-Benz)
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A capacidade de atravessar áreas alagadas também quase dobrou, o SUV 4×4 consegue passar sem problemas por até 40 cm de água, já o EQC “normal” só passa em água até 25 cm.

Na falta de motor e câmbio convencionais, deram atenção especial à eletrônica, principalmente na calibração do programa off-road. Mas os dois motores elétricos continuam os mesmos que equipam o EQC e são alimentados por bateria de íon de lítio de 80 quilowatts-hora para gerar uma potência combinada de 402 cavalos e 77,5 kgfm de torque instantâneo.

EQC 4X4
O SUV elétrico ficou 20 cm mais largo (Divulgação/Mercedes-Benz)
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O EQC 4×4² teve a participação da mesma equipe em que trabalhou no Classe E All-terrain e na série limitada G 500 4×4² sob o comando do engenheiro de desenvolvimento Jürgen Eberle.

EQC 4X4
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Mas, a Mercedes-Benz não anunciou (ainda) planos de transformar o EQC 4×4² em um modelo de produção. Se for depender da nossa torcida logo o modelo estará exibindo o seu potencial em nossas estrada de terra.

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