Mercedes-Benz promete matar câmbio manual e motores a combustão
Empresa alemã reduzirá 70% das opções de motores a combustão; CEO diz que Classes A e B não serão prioridade à empresa
![Mercedes-Benz EQC](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/08/IMG_0442.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No que depender da Mercedes-Benz, o futuro não será nada feliz para puristas: a marca já anunciou que abandonará o câmbio manual no próximos anos. Mais que isso, os motores a combustão também perderão o destaque nas décadas que virão.
Essa estratégia está ligada ao plano de redução de custos, que prevê mais rentabilidade e menor ponto de equilíbrio – quando total de receita se igual aos gastos. Como resultado, haverá economia de 25% em pesquisa e desenvolvimento até 2025.
“Vamos expandir nossa oferta de elétricos para alcançar 50% de participação nas vendas globais até 2030 e os investimentos em desenvolvimento de motores a combustão cairão rapidamente”, diz Markus Schaefer, direto de operações da marca.
![Mercedes-AMG GT Black Series](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/20C0259_194.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
De acordo com as previsões da própria Mercedes-Benz, os conjuntos mecânicos movidos a energia térmica (seja gasolina ou diesel) deverão perder 40% das opções oferecidas nos dias atuais até 2025 e, até o ano de 2030, a redução chegará a 70%.
Por outro lado, também haverá investimento para criar um sistema operacional – batizado MB.OS – que chegará ao mercado em 2024. Esse novo sistema centralizará controles dos veículos, além de permitir maior velocidade e mais atualizações.
![Der neue Mercedes-Benz GLB und Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC Andalusien 2019// The new Mercedes-Benz GLB and Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC Andalusia 2019](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/19c0860_100.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
E se quase não há oferta de câmbio manual (com exceção das opções de entrada), a morte dessa transmissão revela outro detalhe: em entrevista ao AutoNews, o próprio CEO, Ola Kallenius, disse que os modelos Classe A e B não serão prioridade.
Sendo assim, é possível que, nas próximas duas décadas, a Mercedes-Benz se torne uma empresa mais eletrificada e conectada. Por outro lado, será bem diferente do que é hoje – e, provavelmente, sem representantes nas categorias “mais baratas”.
![MERCEDES CLASSE A A200](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/08/QR-736-CARRO-MB-A200-01-e1597068915452.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
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